Projetos de piscicultura

Deputado defendeu a inclusão de peixe na merenda escolar

Deputado defendeu a inclusão de peixe na merenda escolar

O deputado Thiago Silva (MDB) participou na sexta-feira (24) de uma reunião com o secretário nacional da Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Junior, com o governador Mauro Mendes (DEM) e representantes do setor produtivo, em que foram discutidos novos projetos de piscicultura para o Estado.
No dia anterior (23), o parlamentar e a comitiva de Jorge Seif Júnior haviam ido à região do lago de Manso, conhecer alguns projetos do setor.
Mauro Mendes externou na reunião, que o foco é aumentar a produção. Mato Grosso é o quarto produtor nacional com produção de 54 toneladas de peixe em projetos de piscicultura e a meta é ultrapassar São Paulo, que atualmente produz 130 toneladas e lidera a produção no país.
Merenda escolar
Thiago Silva expôs que é preciso fomentar ainda mais a produção e indicou ao governador a inclusão do peixe no cardápio da merenda das escolas do Estado, como uma forma de reforçar a alimentação aos escolares e viabilizar o aumento da produção.
Jorge Seif Júnior explicou que a lei existente em Mato Grosso, relacionada à piscicultura em cativeiro, precisa de alterações para garantir uma melhor produção, citando que um dos termos que precisa ser revisto, é quanto a autorização para a produção de peixes não nativos, como é o caso da tilápia. “As tilápias são peixes presa e não predadores e também não se reproduzem, não causando danos ao meio ambiente, além de fácil comercialização”, disse Seif Júnior.
Mauro Mendes destacou que está trabalhando em um decreto que deve atender ao pedido do parlamentar e que prevê a liberação da tilápia para a bacia do Paraguai, lembrando ainda que a Bolívia, Mato Grosso do Sul e Paraná já tem produção regular de tilápias.
O governador adiantou também, que vai lançar o programa que garante a Guia de Transporte de Animais on-line, o que vai facilitar a comercialização de peixes, suínos e gado.
Thiago Silva defendeu a piscicultura, como importante alternativa para a diversificação da economia mato-grossense. “Em razão do potencial natural de Mato Grosso, precisamos criar mecanismos para que a piscicultura possa ser incentivada e se consolidar como uma das principais fontes de geração de emprego e renda no Estado”, concluiu o parlamentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f