Redução no índice de isolamento em MT é preocupante

A diminuição da taxa de isolamento social em Mato Grosso – baseada no Relatório de Mobilidade da Google-, que no final de março era de 60% e agora está em 37% – em razão da flexibilização das medidas de prevenção ao coronavírus, acendeu o alerta vermelho junto às autoridades sanitárias.
Paralelamente, segundo o Ministério da Saúde, está havendo em todo o País e consequentemente em Mato Grosso, uma interiorização do vírus com registro de casos em municípios da faixa de 20 mil habitantes, principalmente no Nortão e no Oeste do Estado, que em três dias (7, 8 e 9), fez com que o número de óbitos passasse de 13 para 16.
E isso, com o Estado se debatendo também com os casos de dengue (que até o dia 08 deste mês registrou 28.932 notificações e 15 óbitos), zika, chikungunya e de gripe Influenza (H1N1).
Rondonópolis
Rondonópolis já sente os efeitos dessa redução na taxa de isolamento social, devido a que nos últimos três dias o número de casos confirmados passou de 61 para 63 e para 66, respectivamente, com ênfase para a faixa etária dos 19 aos 55 anos, conforme Boletim Informativo da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Seria útil que, ao mesmo tempo em que se reforça a observância às medidas de proteção, fosse divulgado o número de leitos ocupados como outros municípios mato-grossenses fazem, bem como os bairros em que se registram os casos confirmados, para que a população dê maior atenção ainda e colabore para que a taxa de contaminação se mantenha estável ou mesmo diminua.
As pessoas precisam entender, de uma vez por todas, que se há necessidade de circulação, também se deve pensar nos que estão reclusos em casa, sobretudo os idosos e com comorbidades, que caso não seja feita a assepsia devida no retorno para casa, poderão vir a ser contaminados, apesar de estarem em isolamento domiciliar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f