Reforma da Previdência: comissão vota hoje, parecer do relator

Comissão vota hoje, o parecer do relator da PEC 287 (Fotos públicas)

Comissão vota hoje, o parecer do relator da PEC 287
(Fotos públicas)

A Comissão Especial da reforma da Previdência (PEC 287/16) da Câmara dos Deputados,   reúne-se a partir das 10h30 (horário de Brasília) desta manhã, para começar a votar o parecer do relator, deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA).
Refrão
Ontem, servidores cercaram deputados que chegavam à reunião da comissão, entoando o refrão “quem votar (a favor da reforma) não vai voltar (a ser eleito)”. O lobby fez efeito e o presidente da comissão encomendou alternativas à equipe que elaborou o substitutivo, para ver se a proposta de reduzir a exigência das idades é “factível”.
Para garantir placar favorável e uma margem que demonstre força na votação da Previdência, partidos da base aliada trocaram seus membros na comissão especial. O objetivo foi de substituir deputados que se posicionavam contra a proposta, por parlamentares que já se comprometeram com o “sim”.
Nada decidido
Responsável por fazer levantamentos de previsão de votos, o deputado Beto Mansur (PRB-SP) prevê que a reforma será aprovada no colegiado por 23 ou 24 votos. Nessa etapa, é necessário obter maioria simples dos integrantes presentes no dia da votação, desde que seja respeitado o quórum mínimo de 19 membros do colegiado.
No entanto, o Placar da Previdência – do Grupo Estado- mostra um cenário mais apertado: dos 35 membros atuais, antes das mudanças apontadas pelas lideranças, foram contabilizados 15 votos contra e 14 a favor. Ainda há um parlamentar indeciso e quatro que não quiseram responder. O relator não votará.
Mansur admitiu que o governo ainda não tem os 308 votos necessários à aprovação em plenário, mas estabeleceu como “limite” para o convencimento dos parlamentares o prazo de três semanas.
E é bom, que eles não esqueçam do refrão popular: “Quem votar (a favor), não vai voltar (ano que vem)! 
Com Estadão/MSN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f