Reginaldo propõe implantação de contraturno para atendimento odontológico
Acompanhando a política de expansão do atendimento público de odontologia em Rondonópolis, o vereador Reginaldo Santos (SD) propôs ao prefeito, José Carlos do Pátio (PSB), à secretária de Saúde, Izalba Albuquerque, e ao chefe do Departamento de Odontologia Municipal, Fabricio Carvalho, a implantação do contraturno dos atendimentos no setor das 18 às 22 horas, com agendamento das consultas com os dentistas.
O parlamentar afirma que tem visto nos bairros que muitas pessoas não estão conseguindo usufruir dos investimentos feitos pela atual gestão municipal em virtude de não terem tempo de marcarem consultas durante o dia para cuidar da saúde bucal. “É fundamental reforçar a rede, expandir as especialidades, mas também dar condições para que isso chegue a cada vez mais pessoas. Um tratamento odontológico bem feito muda a vida de qualquer um, não só com autoestima, mas prevenindo problemas seríssimos”, pontuou Santos.
Reginaldo elogiou a postura do prefeito em evoluir os atendimentos, mas afirmou que é preciso dar opções de horários alternativos à população. “Temos trabalhadores que estão no serviço o dia inteiro e não conseguem acessar estes atendimentos, que hoje estão gratuitos praticamente em todo o canto da cidade. Isso também acaba afetando as crianças, já que são os pais também que, na maior parte das vezes, as levam”, comentou.
O prefeito gostou da ideia do vereador, principalmente envolvendo a marcação prévia de horário no contraturno, e sinalizou que já deve colocá-la em prática, inicialmente, nas unidades de saúde que já funcionam em um terceiro expediente. De maneira geral, Pátio explicou que trabalha com uma expansão projetada de 200% da rede odontológica municipal.
“Começamos esta gestão com 20 centros odontológicos pela cidade e vamos terminar esse ano de 2022 com 60. Na zona rural, havia apenas dois postos com esta disponibilidade e estamos em 15. Considero um serviço essencial que temos sim de, como encontrar meios do trabalhador conseguir fazer mais uso”, comentou o parlamentar.
O chefe do departamento, Fabrício elencou que tecnicamente é possível a montagem de equipes para atenderem a demanda após as 17 horas, quando normalmente os pais e mães de família já estão chegando do trabalho. Já Izalba enfatizou que os serviços vão além dos tratamentos padrões de cáries e limpezas, até próteses. A secretária elogiou a proposta de Reginaldo, dizendo que “É uma ótima ideia, que reforça essa prioridade da atual gestão. Desde o primeiro dia de mandato, o prefeito Zé Carlos do Pátio exigiu que ampliássemos a rede, evoluindo os serviços. Hoje, atendemos todas as necessidades dos pacientes na odontologia e é um chamado que fazemos aos cidadãos: utilizem essas estruturas que estamos oferecendo, que vocês vão se surpreender com o que irão encontrar”, enfatizou Izalba, lembrando o nome de Altamirando de Araújo Miranda (in memorian), pai do prefeito, conhecido por ter sido um dos primeiros dentistas da história de Rondonópolis.
Da Assessoria