Regional Centro Oeste/Norte da Assemae discute com municípios sobre mudanças no saneamento

Reunião mais ampla deverá ser marcada (Assessoria)

Reunião mais ampla deverá ser marcada
(Assessoria)

As cidades de Mato Grosso vão contar com o apoio da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), no processo visando a implementação das novas regras do chamado ‘Marco do Saneamento’. O assunto foi tema de uma reunião ontem, em Cuiabá, com representantes da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Estado de Mato Grosso (Aris-MT) e de vários municípios – entre eles Rondonópolis, Tangará da Serra e Cáceres.
A reunião foi coordenada pelo presidente da regional Centro Oeste/Norte da Assemae, Paulo José Correia, que também preside o Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear). Ele explica que as mudanças, já aprovadas pela Assembleia Legislativa, visam atingir a meta nacional de assegurar que, até 2033, 99% da população tenha acesso a água potável e pelo menos 90% contem com serviços de coleta e tratamento de esgoto.
“A legislação prevê a criação de Unidades Regionais de Serviços de Abastecimento de Água Potável e Esgotamento Sanitário (Uraes), com suporte técnico, jurídico e financeiro para os municípios. Mas há muitas dúvidas e precisamos ampliar a participação dos municípios para que as metas de fato sejam alcançadas sem prejuízos aos cidadãos e às prefeituras”, destacou.
Na reunião ficou estabelecido que a Assemae providenciará um segundo encontro, desta vez com a participação da Assembleia Legislativa, Governo do Estado e da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). A data será definida em comum acordo com as instituições.
“Todos os prefeitos e responsáveis por órgãos de saneamento serão convidados. Faremos um amplo debate para que os municípios compreendam o que será feito, que ganhos terão e quais as principais orientações. Queremos municiar os prefeitos, com informações direto da fonte”, antecipou Paulo José.
Além do presidente da regional Centro Oeste/Norte da Assemae, participaram da reunião desta terça-feira o diretor técnico do Sanear, Hermes Ávila, os diretores das autarquias de saneamento de Cáceres, Júlio Cézar Parreira, e de Tangará da Serra, Marcos Scolari, e o diretor-presidente da Aris/MT, Paulo Donizete.
Da Assesssoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f