Reunião abordou tomada de medidas contra as fake news

Mara orientou aos pais que vvistoriem as mochilas dos filhos (GCom/PMR)

Mara orientou aos pais que vistoriem as mochilas dos filhos
(GCom/PMR)

Durante reunião na manhã de hoje, sobre a origem das fake news que se multiplicam nas redes sociais sobre ataques a escolas, a secretária de Educação de Rondonópolis, Mara Gleibe, orientou aos pais que verifiquem as mochilas dos filhos (estojos, bolsos e roupas), antes deles irem para as escolas.
O evento promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), contou com os diretores de todas as escolas municipais, representantes da segurança pública e vereadores membros das comissões de Segurança e Educação. ”Paralelamente, estamos orientando e repassando informações para os diretores das 90 escolas do município, de como agir para manter a calma dentro dos estabelecimentos de Ensino, diante de uma situação atípica”, ressaltou Mara Gleibe.
Foi repassado ainda, que os agentes de portaria que ficam nas entradas das escolas, juntamente aos representantes dos organismos de segurança do estado (PM e PJC), vão trabalhar em conjunto nos protocolos de segurança para oferecer maior tranquilidade às famílias, aos pais, alunos e servidores das unidades escolares.
Monitoramento da situação
Um dos participantes da reunião, o delegado regional de Polícia Judiciária Civil, Thiago Damasceno, disse que o serviço de inteligência da instituição está identificando e monitorando pessoas e jovens suspeitos, alguns até já teriam sido detidos no Estado por estarem veiculando essas informações falsas e alarmantes à população, sobre eventuais ataques violentos a instituições de ensino. “ Em Rondonópolis não existe, no momento, nenhum indicativo de que algo assim (ataque) possa ocorrer. A s informações que têm circulado são falsas e os responsáveis por sua divulgação ou republicação serão identificadas e responsabilizadas criminalmente, sejam adultos ou adolescentes.
O Comandante do 5º BPM – Ten. Cel PM Lauro Osório, também tranquilizou a população, afirmando que o serviço de inteligência da corporação também está monitorando a situação, que a seu ver, está sob controle e que em caso de qualquer suspeita, a direção da unidade escolar deve entrar em contato com a PM através do 190, que uma guarnição se dirigirá imediatamente ao local para avaliar a situação e adotar as medidas cabíveis.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f