Reunião definiu sugestões de medidas do Protocolo Emergencial de Segurança nas Escolas

Extraorinária será a partir das 14 horas (Secom CMR)

Sugestões serão encaminhdas hoje, ao Prefeito
(Divulgação/Secom CMR)

Atendendo a um chamado da sociedade, a Câmara Municipal de Rondonópolis promoveu na tarde de ontem (13), uma Audiência de Trabalho, envolvendo diversos órgãos das áreas de Segurança Pública, Educação, Poder Judiciário, Ministério Público Estadual, Sociedade Civil Organizada, representantes do Poder Executivo e membros dos Conselhos de Segurança do município, onde foi discutida a situação de insegurança instalada, principalmente junto aos estabelecimentos de Ensino, depois de alguns atentados contra escolas.
“Além da preocupação referente aos fatos concretos, como por exemplo, a tragédia que ceifou a vida de quatro inocentes crianças em Santa Catarina, também nos deparamos com outra problemática que é a crescente onda de fake news, aterrorizando a comunidade”, externou o vereador Júnior Mendonça, presidente do Poder Legislativo local.
O objetivo da audiência foi chegar a um denominador comum de protocolo a ser seguido, tanto nas unidades escolares, como também no seio familiar, em relação ao combate às fake news, a orientação correta frente a um fato concreto, e sobretudo, medidas de segurança para evitar que problemas semelhantes aos já ocorridos em municípios de outros estados brasileiros, possam se abater sobre Rondonópolis.
Várias ideias foram apresentadas durante o evento, desde a instalação de câmeras de segurança nas unidades escolares, a atenção dos pais, em casa, na orientação aos filhos e na revista das mochilas que levam para as escolas, passando por uma atuação mais marcante das forças de segurança com a presença de policiais e viaturas nas áreas próximas às unidades escolares, até um possível treinamento de crianças e adolescentes para um caso de possível ataque. Esta última sugestão, foi rejeitada pelo Poder Judiciário.
Uma das medidas que deve ser tomada pelo governo do Estado, e que foi anunciada durante audiência pela diretora Regional de Educação, Andréia Cristiane de Oliveira, como parte do Protocolo Emergencial de Segurança, trata-se da instalação de 5,5 mil câmeras de monitoramento nas escolas estaduais de Mato Grosso. Rondonópolis também será contemplada. Outras medidas também devem ser adotadas, como o Botão do Pânico e o reforço no quadro de profissionais psicólogos nas Diretorias Regionais de Educação (DREs).
Além de todas as medidas práticas para oferecer uma sensação maior de segurança, é preciso que a família esteja atenta e ajude neste trabalho de orientação das crianças e adolescentes.
“A Segurança Pública não se faz apenas com policiamento, a gente analisa os Estados Unidos, que é um país de primeiro Mundo, que tem policiais suficientes, mas mesmo assim acontecem massacres. O que acontece ali é uma sociedade doente. Infelizmente eu vejo que o Brasil está caminhando pra esse rumo, então precisamos tratar nossa sociedade e nossas famílias, porque a gente vê muitos problemas dentro de casa”, disse Thiago Damasceno, Delegado Regional da Polícia Judiciária Civil.
Encaminhamento
O presidente da Câmara Municipal determinou ao secretário Legislativo Institucional que encaminhe cópia da ata da reunião a todos os organismos de Segurança Pública e autoridades presentes ao evento, além de elaborar um documento único em nome dos 21 parlamentares municipais, contendo duas propostas: aumentar a ronda policial no perímetro escolar; e criar um cronograma emergencial de palestras nas unidades escolares em parceria, com as Forças de Segurança). Esse documento será encaminhado ao Poder Executivo, ainda nesta sexta-feira (14).
Participaram da Audiência de Trabalho, além dos vereadores;
Dr. Thiago Dasmasceno- Delegado Regional da Policia Judiciária Civil
Dra. Maria das Graças – Juiza de Direito
Dra. Patria Eleuério Dower – Promotora de Justiça do Ministério Público de MT
Tenente Coronel Lauro Osório da Silva – Comandante do 5º BPM
Capitão Roberto – Corpo de Bombeiros Militar de Rondonópolis
Valdemir Castilho (Biliu) – Gabinete de Apoio à Segurança Pública (GASP) -Prefeitura de Rondonópolis
Mara Gleibe – Secretária Municipal de Educação de Rondonópolis
Fabiana Perez – Secretária Municipal de Assistência Social-Rondonópolis
Fernando Antunes Soubhia – Defensor Público do Estado de Mato Grosso
Andréia Cristiane de Oliveira – Diretoria Regional de Educação de Rondonópolis
Camila Ranzani – Representando o Vice-Prefeito Aylon Arruda
Dr. Otávio José Lima – Delegado da Policia Federal
Coronel Fernando Augustinho – PM
Representantes do Conselho Tutelar
Da Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f