Reunião discutiu reavaliação dos valores da Taxa do Lixo

Reunião tratou dos valores da Taxa do Lixo

Reunião tratou dos valores da Taxa do Lixo

Uma comissão de vereadores e a diretoria do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) iniciaram na tarde de hoje, uma discussão para que aconteça uma possível revisão da forma de cobrança e consequentemente a cobrança da Taxa do Lixo de Rondonópolis implantada este mês e que provocou reclamações dos contribuintes, em razão dos valores que estão sendo cobrados.
Da reunião participaram também membros da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Industrial de Rondonópolis (ACIR), Sindicato do Comércio e representantes de associações de moradores de bairros, além de vereadores.
A assessoria jurídica da CDL defendeu que o decreto que trata dos valores da Taxa do Lixo seja revogado, para que haja uma discussão mais profunda. A entidade alega irregularidades na confecção do decreto.
Um empresário do ramo hoteleiro destacou que há discrepâncias na cobrança, citando como exemplo o fato de que seu estabelecimento produz uma quantidade de lixo pequena, mas que está pagando mais pelo lixo se comparado ao valor pago por um supermercado.
O presidente da CDL, Neles Walter Farias, ainda destacou que há empresas no comércio que fazem coletas e encaminhamentos do lixo de forma própria e mesmo assim estão pagando a referida taxa.
Os vereadores Fábio Cardozo, Adonias Fernandes, Jailton Dantas e Tenente Guinâncio bateram na tecla, de que o decreto que regulamentou a cobrança apresenta inconformidades com a Lei e desta forma não poderia ser cobrada a taxa.
A diretoria do Sanear, por meio do procurador jurídico, Rafael Santos de Oliveira, alegou que não há irregularidades no decreto, na visão da empresa. A diretora geral da autarquia, Terezinha Silva, explicou que o Sanear está aberto a conversar com a sociedade, mas qualquer mudança com relação à cobrança da referida taxa não será uma decisão dela e sim do prefeito Zé Carlos do Pátio.
O presidente da Câmara, Rodrigo da Zaeli, anunciou que deve agendar uma reunião com o prefeito para debater o assunto. “Essa reunião foi importante, pois recebemos informação técnica que não tínhamos e agora podemos avançar mais para que o problema seja resolvido”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f