RGs já emitidas continuam valendo (Reprodução)

RGs já emitidas continuam valendo
(Reprodução)

A partir deste mês, todos os estados brasileiros deverão de adequar ao Decreto Federal nº 9.278, de 5 de fevereiro de 2018, que regulamenta a expedição das Carteiras de Identidade (RGs) unificadas.
Em Mato Grosso, os novos padrões do documento nacional de identidade foram apresentados, durante o I Simpósio Estadual de identificação, realizado na sexta-feira (1), em Cuiabá.
Dados opcionais
Além do número do RG, o documento deverá conter o CPF e 15 dados opcionais como: o nome social, os números do Documento Nacional de Identificação (DNI), da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), do Título de Eleitor, da Carteira de Trabalho e Previdência Social, do Cartão Nacional de Saúde (Cartão do SUS), identidade profissional, dentre outros.
Em Mato Grosso, o cidadão poderá optar pela cédula de identidade unificada, em papel moeda, ou pelo cartão com microchip. A segunda opção, em cartão de policarbonato, terá durabilidade de até 10 anos e conterá com outros elementos de segurança, além dos previstos no decreto, para se evitar a falsificação, como, o QrCode no verso com os dados do portador, relevo tátil, imagem reativa do Brasão da República em Ultra-Violeta, e outros.
De acordo com Diretor Metropolitano de Identificação Técnica da Politec/MT, Aílton Silva Machado, com a inovação, a carteira de identidade ficará mais completa e o processo de emissão, mais ágil e informatizado. “O Sistema de identificação Civil passará, nos próximos dias, por uma migração de dados e de ajustes nas funcionalidades para o início dos testes de impressão junto à empresa fornecedora do material, para que até início de abril nós já comecemos a imprimir o documento novo’’, estima ele.
Neste sentido, os postos de identificação espalhados por Mato Grosso já começaram a ser preparar para a mudança no processamento, com a instalação dos kits de captura biométrica nas unidades do Ganha Tempos.
Apesar da mudança prevista, os documentos de identidade anteriormente emitidos não perderão a validade.
Da Redação com HiperNotícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *