Rondonópolis lidera casos de HIV em MT
Segundo levantamento do Ministério da Saúde (MS), três municípios de Mato Grosso estão entre os 100 do país com maiores índices de contaminação pelo HIV, deixando o estado na sétima colocação no ranking brasileiro de pacientes com o vírus. O levantamento aponta que a aids segue fazendo vítimas no estado, após 30 anos da descoberta da doença.
Rondonópolis, Cuiabá e Tangará da Serra, segundo o Ministério da Saúde, são os municípios com o maior número de pessoas doentes no estado.
Rondonópolis
Para cada 100 mil habitantes, Rondonópolis tinha 36 infectadas em 1997 e, em 2009, esse número subiu para 50, enquanto na capital passou de 38 para 46 nesse mesmo período. Já em Tangará da Serra o crescimento foi mais significativo. Há 12 anos, eram quatro pacientes por cada 100 mil moradores e encerrou 2009 com 32.
Há nove mil pessoas registradas com a doença em Mato Grosso nos últimos 20 anos. De janeiro a agosto deste ano, 420 novos casos foram identificados.
E durante a campanha política, tanto Percival dos Santos Muniz (candidato à reeleição), quanto a ex-secretária de Saúde, Marildes Ferreira do Rêgo (candidata a vice- prefeito), não bastasse os casos iniciais de microcefalia, ainda tinham a cara-de-pau de dizer que a área da Saúde estava 100%!
Com G1 MT