Saiba como se proteger do Golpe da Maquininha

0

(Ilustrativa/Pixabay)

(Ilustrativa/Pixabay)

Utilizar cartões de crédito e débito para curtir o Carnaval pode ser bom, mas é preciso tomar cuidado para não cair no golpe da maquinha; entenda o que é e como se proteger
Carnaval é sinônimo de diversão, mas a data também é usada por golpistas para fazer vítimas em diversas fraudes. O golpe da maquininha é uma delas, quando criminosos usam máquinas de cartão crédito para realizar pagamentos por aproximação não autorizados ou fazer cobranças abusivas em meio aos blocos. Felizmente, existem maneiras garantir mais proteção e evitar o problema antes mesmo de sair para a folia. A seguir, confira tudo sobre a fraude e como se proteger.
O que é o golpe da maquininha?
Existem diferentes versões do golpe da maquininha, mas todos envolvem uma máquina de cartão. Uma das versões mais conhecidos é quando um entregador de delivery cobra uma taxa extra do que está no pedido, alegando que seria uma cobrança na entrega. Há ainda a versão na qual o dono da máquina alega que o equipamento está com um defeito no visor que impede a confirmação do valor. O consumidor passa o cartão e depois descobre a cobrança de um valor exorbitante.
No Carnaval de 2023, foliões também relataram ter encontrado pessoas mal-intencionadas que aproximavam máquinas dos bolsos e bolsas dos foliões, na expectativa de creditar pagamentos por aproximação. Há ainda a chance de trocar o cartão, quando o dono da maquininha furta o do consumidor e entrega um falso no lugar. Alguns golpistas solicitam a senha antes de realizar todas as etapas da compra ou e aplicam uma venda duplicada, quando o valor passa duas vezes na máquina.
Como criminosos fazem vítimas no golpe da maquininha?
Em ocasiões especiais, como no Carnaval, os golpistas aproveitam a aglomeração, embriaguez e a vulnerabilidade de turistas para fazer vítimas. É comum que eles usem argumentos diversos, alegando que o sinal do cartão só funciona em determinado local para afastarem os clientes do equipamento de pagamento. Durante a folia, também é muito comum que golpistas ofereçam produtos com preços mais baixos a partir de pagamentos exclusivos no crédito ou débito para atrair mais vítimas. Como já citado anteriormente, há também criminosos que não permitem que clientes vejam o valor da compra no visor da maquininha ou aproximam o equipamento de celulares sem autorização.
Como se proteger do golpe da maquininha?
A primeira dica para evitar o golpe da maquininha é nunca entregar o cartão para o vendedor na hora da compra. O roubo pode acontecer rápido e sem que a vítima perceba. Portanto, esteja sempre com o próprio cartão em mãos. Caso o vendedor diga que exista algum erro na máquina, solicite outra forma de pagamento, como dinheiro em espécie ou Pix.
Fazer pagamentos por aproximação dificulta a clonagem, mas é importante ter cuidado com a função. Como existe risco de a maquininha ser aproximada do cartão ou celular sem autorização, é necessário avaliar se vale a pena manter o recurso ativo durante a folia. Em caso positivo, o valor de transações deve ser limitado, evitando cobranças exorbitantes. Ative as notificações e confirmações de compra e esteja sempre atento na hora de realizar o pagamento.
Caí no golpe da maquininha, e agora?
Ao perceber que foi vítima de fraude, a vítima deve entrar em contato com o banco o mais rápido possível. Vale solicitar o cancelamento do cartão e explicar para a administradora o que aconteceu, anotando sempre os protocolos de atendimento.
Assim que possível, é importante registrar um Boletim de Ocorrência e colocar todas as informações que conseguir. Em caso de golpe da maquininha onde o usuário se lembra do nome da empresa, vale entrar em contato também, reportando o problema. Geralmente o usuário consegue entrar em análise e ter a contestação aprovada para anular as compras de golpistas. Em casos mais graves, talvez seja necessário recorre a medidas judiciais.
Fonte: TechTudo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *