Saneamento de Rondonópolis é apontado como referência pela prefeita de Cáceres

O presidente da autarquia de saneamento de Cárceres, Júlio Parreira, a prefeita Eliene Liberato, e o presidente do Sanear, Paulo José Correia, durante visita à ETE (Ascom/Sanear)

O presidente da autarquia de saneamento de Cáceres, Júlio Parreira, a prefeita Eliene Liberato, e o presidente do Sanear, Paulo José Correia, durante visita à ETE
(Ascom/Sanear)

A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias, esteve em Rondonópolis nesta quinta-feira (25) para conhecer o sistema de saneamento básico e o processo que garantiu a universalização dos serviços de água, esgoto e coleta de resíduos no município. Após participar de reuniões com o prefeito José Carlos do Pátio e o presidente do Sanear, Paulo José Correia, ela revelou que deseja adotar a experiência rondonopolitana como referência na ampliação do sistema de saneamento em Cáceres.
“A experiência de vocês é sensacional e conhece-la nos ajudará a ter decisões mais assertivas, a garantir que o recurso público seja melhor aproveitado. Tem gente que diz que é difícil tratar da água e do esgoto através do Poder Público. Mas deu certo aqui e pode dar certo também em Cáceres”, afirmou a prefeita.
O presidente do Sanear e outros diretores acompanharam a prefeita em visitas às unidades da autarquia, compartilhando informações sobre a gestão e operacionalização dos serviços. Um dos principais focos foi a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que recentemente adotou a Biorremediação – método de tratamento que é mais funcional, sustentável e 100% biológico.
“A população ganha muito com essa interação entre os municípios. Nossa cidade é destaque no agronegócio e um polo de Educação, mas é também uma referência no saneamento básico. Aprendemos que para cada real aplicado em saneamento economizamos quatro reais em saúde. Não é gasto, é investimento. Ficamos felizes em poder compartilhar nossa experiência”, disse Paulo José.
Localizado na região do pantanal e com uma economia fortemente baseada no turismo, Cáceres enfrenta hoje o desafio de ampliar o saneamento básico, que atualmente atende menos de 10 por cento da população. A prefeita disse que está pleiteando recursos do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na ordem de R$ 250 milhões para investimentos no setor. “Queremos chegar ao que Rondonópolis é hoje, atendendo todos os moradores de forma sustentável e com responsabilidade ambiental”, destacou.
A prefeita Eliene Liberato estava acompanhada do seu secretário municipal de Saúde, Vitor Miguel, da Assessora de Convênios e Projetos, Gésica Chaika, e do presidente da autarquia de saneamento de Cáceres, Júlio Parreira. Além ETE, eles visitaram também a Estação de Tratamento de Água, o Centro Comercial do Sanear e a sede da prefeitura de Rondonópolis.
Ascom/Sanear

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f