Sanear de olho nos “gatos”

Equipamento permite detectar ligações clandestinas

Equipamento permite detectar ligações clandestinas

Com a aquisição de equipamento de geo-radar pelo Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear), uma série de problemas que ocorre nas redes de distribuição de água e esgoto, poderá ser detectada de forma mais rápida, através da identificação de locais onde possam existir possíveis ligações clandestinas ou outras irregularidades, que frequentemente geram problemas para os consumidores.
O equipamento possui um sensor que emite frequências eletromagnéticas para detectar obstáculos subterrâneos, gravando as informações captadas e a localização GPS (Sistema de Posicionamento Global) de todos os tipos de tubos, cabos e materiais instalados abaixo do solo.
A utilização do equipamento facilita o trabalho das equipes do Sanear, principalmente para evitar a necessidade de se cavar áreas a esmo, em busca de ligações clandestinas de água e esgoto.
Com o aparelho em operação, serão reduzidos prejuízos provenientes de ligações clandestinas, casos em que são necessárias manutenções e custos com substituição de tubulações danificadas. Serão verificadas também, as viabilidades no solo onde serão executadas novas obras e a localização de redes.
Uma equipe de técnicos, operadores e engenheiros recebeu qualificações nos últimos dias para operar as funções do aparelho.
“O investimento realizado e a adoção de medidas preventivas reduzirá significativamente os custos com substituição de equipamentos nas redes de água e esgoto e também será possível antecipar problemas, buscar correções para a execução de obras, evitando manutenções não programadas”, explicou o diretor-técnico do Sanear, engenheiro Hermes Ávila.
Lembrete: o furto de água ou luz, os conhecidos “gatos”, também dão cadeia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f