Sanear está automatizando operações de saneamento básico

Sistema agiliza informações

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O Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) está automatizando todas as operações de saneamento básico no município e para isso investiu na aquisição do software Elipse E3, que irá auxiliar os profissionais da Central de Operações, no controle da coleta e tratamento de água e esgoto.
O software dará suporte para a automação de todo o sistema de saneamento no município, incluindo novos equipamentos e mobiliários que farão parte das estruturas de captação, distribuição e tratamento de água e de efluentes. Os operadores e supervisores do Sanear estão recebendo treinamentos para integrar novas tecnologias às centrais de controle.
Com a automação, as equipes terão acesso às unidades operacionais do Sanear, incluindo estações de tratamento, reservatórios, tubulações, captações e todo o sistema de bombeamento, podendo fazer intervenções pelo computador. O funcionamento do sistema estará preparado para que a identificação de vazamentos e possíveis problemas nas redes de água e esgoto seja feita virtualmente. “Antes que os moradores percebam que há algum problema, já identificaremos para agir de forma preventiva”, explica Hermes Ávila, diretor técnico do Sanear.
O sistema permite ainda, o controle mais eficiente na distribuição de água. Com um clique, o técnico fará as manobras necessárias, evitando perdas de água e consequências para a população.
A operação do sistema será executada pelo aplicativo, no computador e nos celulares. Hermes ressalta que o software garantirá a segurança no sistema operacional, trazendo melhorias para o saneamento do município. “Com a tecnologia conseguiremos identificar problemas com antecedência, minimizar riscos de desabastecimento e melhorar a qualidade do nosso serviço”, destaca.
0800 agiliza atendimentos
Paralelamente, o Sanear ampliou a disponibilidade do número 0800, passando a realizar novos atendimentos pelo telefone e também através do WhatsApp. Com a central de atendimentos, a população pode receber auxílios referentes aos serviços de água, esgoto e coleta de lixo sem que haja a necessidade de deslocamento até às agencias comerciais da autarquia.
Ao contatar o número de telefone ou o WhatsApp, é possível fazer pedidos de religação de água e esgoto, solicitar informações, segunda via de faturas, manutenções e atualizações cadastrais. Segundo levantamentos, são realizados em média 100 atendimentos aos consumidores diariamente. As solicitações são respondidas no tempo máximo de 24 horas.
“Este canal de atendimento vem trazendo bons resultados para o Sanear, especialmente por esclarecer todas as dúvidas dos consumidores, de forma rápida e eficiente”, destacou a diretora administrativa do Sanear, Antonieta Garcete.
O teleatendimento pode ser acionado gratuitamente pelo número 0800-647-2442, de segunda à sábado, das 7 às 19h e nos domingos, das 7 às 17h.
O contato no WhatsApp também fica disponível no período das 7 às 17h, de segunda a sábado através do número (66) 9 9984-9090.

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