SES realiza mutirão para atender pacientes que precisam de próteses ortopédicas

Paciente de Peixoto de Azevedo realizou a terceira troca de prótese

Paciente de Peixoto de Azevedo realizou a terceira troca de prótese

O Centro Especializado em Reabilitação Dom Aquino Correa (Cridac), unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), iniciou ontem (06) um mutirão para atender pacientes mato-grossenses que precisam de próteses ortopédicas. Entre os dias 06 e 13 de abril, serão realizados atendimentos às pessoas que buscam pelos serviços de reabilitação na unidade. A previsão é realizar 100 consultas, nessa primeira etapa.
Durante toda a ação, devem ser entregues, gratuitamente, 525 próteses de membro inferior e superior, com investimento na ordem de R$ 1,8 milhão.
O serviço de oficina de ortopédica, ou seja, de montagem e produção da prótese, é realizado somente pelo Cridac, que oferta o atendimento a todos os municípios de Mato Grosso. Nessa ação, estão sendo atendidos mais de 20 municípios.
O diretor da unidade, Luiz Antônio Ferreira, comenta que, devido à pandemia, o serviço não pôde ser realizado como o planejado nos anos anteriores, mas agora a proposta é que o serviço seja contínuo e ocorra durante todo o ano, de forma simultânea às entregas das próteses.
“Após a consulta, que dura em torno de 30 a 40 minutos, o paciente só retornará daqui 15 dias, quando fará a prova da prótese. Se estiver tudo ok, o paciente já pode sair com a prótese. Caso precise fazer algum ajuste, ele deverá retornar em 15 dias e receberá a prótese definitiva”, pontua o diretor.
O ciclo entre a consulta, a prova do molde e a entrega definitiva da prótese é de no máximo 30 dias. Para organizar o fluxo de atendimento e evitar aglomeração na unidade, a direção está atendendo em torno de 50 pacientes por dia.
Os pacientes que já foram agendados estão habilitados para receber a prótese, pois já passaram por uma avaliação, explica a Coordenadora Técnica do Cridac, Ivana Gláucia Paz de Barro.
“Fizemos um trabalho de avaliar e selecionar os pacientes que estavam há mais tempo aguardando de forma cronológica. Os mesmos passaram por avaliação atual do fisioterapeuta, que preencheu uma lista no qual o profissional atesta, de forma positiva, que esse paciente dispõe de força muscular, equilíbrio, capacidade de deslocamento e estaria apto para receber a prótese”.
De acordo com informações do Cridac, há uma demanda reprimida de aproximadamente 400 pacientes na fila de espera.
Serviço
O Cridac é uma unidade da rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência, que fica localizado na Rua G, s/n Bloco A, do Centro Político Administrativo (CPA), em Cuiabá.
Para mais informações sobre o atendimento prestado pela unidade especializada, entrar em contato pelos telefones: (65) 3613-1933 ou 3613-1910.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f