Sinuca de bico

Agentes não estão podendo passar dos portões (Arquivo/Matusalem Teixeira)

Agentes não estão podendo passar dos portões
(Arquivo/Matusalem Teixeira)

Em reunião no início da manhã de hoje na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Rondonópolis, os médicos que atendem nas Unidades Básicas de Saúde foram orientados para que o trabalho que é executado pelas Agentes Comunitárias de Saúde e de Endemias (ACS e ACE, respectivamente) tenha continuidade, apesar da cidade estar sob a fase de disseminação comunitária do coronavírus.
Este fato deixou as profissionais da área bastante preocupadas, porque não receberam reforço nos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), tais como máscaras, luvas e álcool gel, entre outros, para realizar seu trabalho, que é feito “cara-a-cara” com os moradores dos bairros.
As agentes ficam em situação difícil, porque desprotegidas temem a contaminação pelo contato com moradores, ao mesmo tempo em que têm a consciência de que o combate ao mosquito Aedes aegypti, que é vetor da dengue, da zika e da chikungunya e se prolifera rapidamente nesta época do ano, não pode parar.
Além desses obstáculos, muitos moradores não deixam as agentes adentrarem aos pátios de suas casas, tendo que permanecer nos portões, com receio de contaminação pelo coronavírus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f