STF julga hoje o habeas corpus preventivo de Lula

A partir das 14h da tarde de hoje, o Supremo Tribunal Federal (STF) julga o habeas corpus impetrado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na tentativa de impedir uma eventual prisão dele, após o fim dos recursos na Segunda Instância da Justiça Federal.
O julgamento será decisivo para Lula em função da confirmação de que o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), sediado em Porto Alegre, deverá julgar na próxima segunda-feira (26) o último recurso contra a condenação a 12 anos e um mês de prisão na ação penal do tríplex do Guarujá (SP), no âmbito da Operação Lava Jato.
Habeas corpus
No habeas corpus protocolado no STF, a defesa do ex-presidente discorda do entendimento da Corte, que autorizou a prisão após os recursos de segunda instância, por entender que a questão é inconstitucional.
“Rever esse posicionamento não apequena nossa Suprema Corte – ao contrário – a engrandece, pois, nos momentos de crise é que devem ser fortalecidos os parâmetros, os princípios e os valores. A discussão prescinde de nomes, indivíduos, vez que importa à sociedade brasileira como um todo. Espera-se que este Supremo Tribunal Federal, a última trincheira dos cidadãos, reafirme seu papel, o respeito incondicional às garantias fundamentais e o compromisso com a questão da liberdade”, argumentam os advogados.
Da Redação com Agência Brasil

1 thought on “STF julga hoje o habeas corpus preventivo de Lula

  1. A turma do atraso e do retrocesso já está a postos: Gilmar Mendes, Lewandowisk, Celso de Melo e Marco Aurélio. Aliás, o ministro Barroso disse ao GM tudo aquilo que ele precisava ouvir desde criancinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f