Thiago Silva cobrou chamamento de aprovados no concurso para o sistema penitenciário
O deputado estadual Thiago Silva (MDB) esteve reunido na última semana, em Rondonópolis, com a comissão de aprovados no concurso do ano de 2016 da antiga SEJUDH para agentes penitenciários, hoje policiais penais.
De acordo com os aprovados, são mais de cinco anos aguardando a nomeação e hoje existe a demanda do chamamento desses operadores da segurança pública, que irão contribuir com o trabalho e a manutenção da segurança nos presídios de Mato Grosso.
“Este concurso já teve a prorrogação em 2018 e até hoje não tivemos o chamamento dos aprovados para a cidade de Rondonópolis no concurso da polícia penal. Precisamos que a Secretaria Estadual da Segurança Pública e a Secretaria de Planejamento possa fazer a convocação com objetivo de estruturar o atendimento no sistema prisional, pois esse aprovados estão aptos para trabalhar e contribuir com a segurança dos presídios”, disse o deputado Thiago Silva.
O concurso tem validade até fevereiro de 2022 e os aprovados apresentaram dados sobre o déficit de mais de 500 servidores para atuar nas unidades prisionais de Mato Grosso. “Nosso Estado teve aumento da população carcerária nos últimos anos, inclusive após o fechamento de cadeias públicas, o que provocou crescimento no número de presos nas penitenciárias localizadas nas cidades pólos, como é o caso da Penitenciária da Mata Grande”, alega a comissão.
Thiago Silva reuniu com o Governador Mauro Mendes solicitando o chamamento dos aprovados antes da divulgação do novo edital para o próximo ano. O Governador garantiu que será feito o chamamento conforme levantamento que a Secretaria de Segurança está atualizando, é assim o utilizará o concurso atual para convocação dos policiais penais.
Assessoria