Tradicional Festa do Peão Pantaneiro comemora 30 anos de história com um grande evento

(Divulgação)

(Divulgação)

Serão quatro dias de festa, com dois shows nacionais, homenagem aos peões que competiram na primeira edição e arrecadação de alimentos ao Hospital de Câncer, no segundo dia do evento
O chão vai tremer em Agrovila das Palmeiras (MT), entre os dias 01 e 04 de setembro, na “30ª Festa do Peão Pantaneiro”, com Rodeio Profissional, shows nacionais e regionais, Encontro Cultural, com apresentação de Siriri, Momento de Fé, homenagem de Honra ao Mérito aos peões da primeira edição, escolha da Rainha do Rodeio, grande Queima do Alho e muita diversão. Um evento rico em tradições pantaneiras, desenvolvido e realizado pelo Instituto INCA-Inclusão, Cidadania e Ação, em rede com a Equipe de Rodeios Manoel Teixeira.
A “30ª Festa do Peão Pantaneiro” vai contar os 30 anos de história deste evento que leva a marca de uma população trabalhadora e que mira no Rodeio uma esperança de melhoria na qualidade de vida, na comunidade do município de Santo Antônio de Leverger (a 85 km de Cuiabá).
Ela tem o objetivo de contribuir com o desenvolvimento local e regional, com ações culturais e artísticas, e ênfase no entretenimento que motive o turismo e a melhoria das condições de renda das comunidades da região de Santo Antônio de Leverger.
Com recorde de inscritos, esse ano a competição da Prova do Touro terá 52 peões de todo o Brasil registrados como competidores, na disputa por duas motos zero km, mais R$ 10 mil. Participarão nomes de fora do Estado, como Danikel de Oliveira, de Mineiros (GO), e outros talentos da terra, como Toni Santana, filho de Agrovila das Palmeiras, Edney de Paula, de Cuiabá (MT) e Winicius Santos Almeida Campos, de Dom Aquino (MT).
A programação começa na quinta-feira (01.09), com a missa de Ação de Graças, às 19h, no Momento de Fé com o padre João Vytor, e segue com o Encontro Cultural que terá a apresentação de dois grupos de Siriri, do município de Santo Antônio do Leverger.
Após, é dada a largada da abertura do Rodeio que fará uma homenagem aos peões da primeira edição da Festa do Peão, onde receberão o certificado de Honra ao Mérito pela comissão organizadora do evento.
Dezenove cowboys serão lembrados pela trajetória nesta festa que se tornou tradicional em Mato Grosso: o próprio Manoel Batista Teixeira Sobrinho (Manoel Teixeira), idealizador e organizador do evento, Alaercio de Matos Guimarães (Léo Matos), Aroldo Bem Vindo Ferreira (Aroldo Ben Vindo), Valdivino da Rocha Guimarães (Vado Guimarães), Cássio Cícero Cunha (Cássio Cunha), Reinaldo Barcelo Oliveira (Reinaldo Oliveira), Juarez Ferreira dos Santos (Juarez Ferreira), Genivaldo Benedito de Figueredo (Genivaldo Figueredo), Virgílio Bom Despacho Rosa (Virgílio Rosa), Lindomar Ribeiro (Lindomar, Gean Couto (Geanzinho), Jozias da Silva Sobrinho (Jozias), Jozimar da Silva (Jozimar), Cícero Pereira, João Miranda, Devacir Cardoso da Silva (Devaci), Laudinau Fernandes de Souza (Lau Fernandes), Moacir Nei Rosa (Nei Rosa) e o Neguinho.
O Rodeio Profissional contará com a narração dos locutores Sabiá Ribeiro e Neto Cardoso, com o comentarista Jeison Gonçalves, o fiscal de brete Valdemir Jacob, com o juiz de Rodeio, Wagner Melo, o Lagartixa, e os salva-vidas Aranha D`água, Tio Lau e Wanderson Nem.
A noite do primeiro dia terá entrada gratuita e encerra com a banda Scort Som, animando o bailão.
Já na sexta-feira (02), a entrada será 1 kg de alimento não perecível, ao Hospital do Câncer, e a abertura do evento será às 20h. O Rodeio começa às 21h, e à meia-noite o público curtirá o show nacional de Richard e Diego, dupla sertaneja que estava na festa de Barretos, no dia 27 de agosto, além do bailão com Lucianinho dos Teclados.
No sábado (03), a entrada será de R$ 32 e o os portões se abrem às 19h. É neste dia, às 20h30, que será feita a escolha da Rainha do Rodeio, com o Desfile Country. Após, segue com o Rodeio e depois show nacional com Renan e Ray, e o bailão com Kinyou Mega Show.
No último dia, a entrada será gratuita e começa mais cedo, com a Queima do Alho, ao meio-dia. E à noite é quando acontece a grande final do Rodeio Profissional, com a disputa pelas premiações, e encerra com Tukinha Banda Show, após a premiação do Rodeio.
Todo o evento será transmitido pelo Youtube e Facebook da Equipe Manoel Teixeira Rodeios
A “30ª Festa do Peão Pantaneiro da Agrovila das Palmeiras” é uma realização do Instituto INCA, patrocinada pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), via emenda parlamentar impositiva, com o apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Também conta com patrocínio do Sindicato Rural SENAR Mato Grosso.
Beatriz Saturnino – Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f