“Trem” difícil 

Juízes podem vir a assumir municípios (Ilustrativa/Verdade Mundial)

Juízes podem vir a assumir municípios
(Ilustrativa/Verdade Mundial)

Na eventualidade das eleições municipais deste ano não forem possíveis de acontecer, devido à pandemia do coronavírus, juízes responsáveis pelas comarcas poderão vir a assumir o comando das prefeituras brasileiras, em caso de ausências de prefeito, do vice e do presidente de Câmara Municipal, o que está preocupando tanto os magistrados – que já estão sobrecarregados de trabalho, em suas funções no Poder Judiciário – quanto a classe política do País.
Marcada para outubro, obedecendo ao calendário eleitoral, se cogita que as eleições poderão ser realizadas até dezembro, unificadas com as eleições de 2022 ou mesmo realizadas no início do próximo ano, mas sem a prorrogação de mandatos dos atuais prefeitos e vereadores.
Mudança na Constituição
O Congresso Nacional pretende abrir debate a respeito, em maio ou junho, uma vez que, caso as eleições tenham que ser prorrogadas, há a necessidade de se alterar a Constituição Federal através de emenda constitucional, que, por sua vez deverá ser judicializada porque a alteração ocorreria a menos de um ano até o domingo de votações, exigindo manifestação pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
TSE
Diante dos questionamentos, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou uma equipe de trabalho para responder sobre a capacidade da Justiça Eleitoral de manter o calendário eleitoral e os procedimentos preparatórios diante das medidas de isolamento, em tempo hábil.
Eu gostaria de saber se em caso do pleito for marcado para o ano que vem, como fica a situação em relação aos vereadores?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f