UFR integra parceria para criação do Centro de Língua Chinesa e Tecnologia Agrícola
A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) integra a parceria interinstitucional firmada com a Universidade Agrícola do Sul da China (SCAU), para a criação do Centro de Língua Chinesa e de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia Agrícola. O evento de lançamento aconteceu no dia 23, em Cuiabá, no anfiteatro da Universidade Federal de Rondonópolis (UFMT).
A criação do centro tem como objetivo promover o ensino da Língua Chinesa, ampliar o desenvolvimento científico e tecnológico das ciências agrárias no Estado e a interação entre os estudantes brasileiros e chineses, por meio de intercâmbios culturais e científicos. A unidade contará com uma direção local e a universidade chinesa deve enviar um professor do país para conduzir as atividades de ensino da língua. A SCAU está localizada no distrito de Tianhe e é composta por 26 departamentos, que oferecem 95 graduações e 60 programas de doutorado para mais de 40 mil alunos.
A UFR e outras instituições públicas do estado fazem parte da ação, articulada pelo Núcleo de Relações Internacionais do Estado de Mato Grosso (Nurimat). Inaugurado em 2018, o núcleo reúne diversos escritórios de relações internacionais voltados para a expansão institucional dos parceiros envolvidos no exterior.
Durante a cerimônia de inauguração, a Universidade Federal de Rondonópolis foi representada pela reitora da instituição, professora Analy Castilho Polizel de Souza, e pela pró-reitora de pós-graduação, professora Edna Maria Bonfim-Silva. De acordo com a reitora, a iniciativa beneficia a universidade ao promover a internacionalização da UFR e consolidar a cooperação interinstitucional de conhecimentos científicos e a transferência de tecnologias.
“Estas parcerias fazem parte dos planos de internacionalização e de desenvolvimento institucional da UFR, cuja missão é promover excelência em ensino, pesquisa, extensão e inovação. A Universidade Agrícola do Sul da China será uma importante parceira no desenvolvimento de pesquisas em temas de relevância não somente para o estado de Mato Grosso, mas no âmbito nacional e global. Nosso objetivo é que a iniciativa promova o avanço tecnológico, o intercâmbio de nossas culturas e o fortalecimento bilateral das instituições envolvidas”, explicou a reitora, Analy Polizel.
A delegação da SCAU foi recebida por uma equipe da Nurimat, que tem como membros a UFR, UFMT, IFMT, UNEMAT e a Casa Civil do Governo do Estado de Mato Grosso. Na parte da tarde, representantes destas instituições reuniram-se na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), em Cuiabá, para discutir as produções de ciência e tecnologia em Mato Grosso.
Durante o encontro, foram debatidas as potencialidades para pesquisa em colaboração entre o estado e a China. Em seguida, cada instituição apresentou sua estrutura e áreas de atuação, propondo possíveis parcerias nas áreas de linguagem, arte, cultura, inovação e ciência.