UFR passa a integrar o sistema UAB

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR-MT), juntamente com a Universidade Federal de Catalão (UFCat-GO), são as mais novas integrantes do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). As duas instituições abrirão vagas para cursos de graduação e especialização, em polos do Sistema UAB.
A UFR oferecerá dois cursos de pós-graduação lato sensu, em áreas prioritárias da formação de professores: Língua Portuguesa e Matemática. Já a UFCat criou o Centro de Educação a Distância (Cead), cuja coordenação, ligada à estrutura de sua reitoria, articulará o ensino EAD com as demais unidades da instituição.
Para a UFR, o objetivo principal é suprir a demanda por especializações na área de formação de professores. A Universidade conta atualmente com polos em Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Barra do Bugres, Primavera do Leste, Paranatinga e Pontes e Lacerda.
Analy Castilho Polizel de Souza, reitora da instituição, observa que “a modalidade de ensino a distância é capaz de promover, não somente a ampliação da oferta de cursos e programas de educação, mas também a interiorização do ensino superior no país. É uma poderosa ferramenta, capaz de construir pontes de diálogo comprometidas com o acesso à educação e com a redução das diferenças sociais”.
Para André Barra, professor do curso de Administração da UFCat, “aderir à UAB é de suma importância para a instituição, pois podemos aumentar a oferta de cursos em todo o estado de Goiás, alcançando regiões que ainda não são atendidas, reduzindo as desigualdades”. Coordenador do processo de integração da universidade ao sistema da CAPES, Barra diz que “o papel da UAB será fundamental devido à estrutura de polos, tutores e recursos que permitirá com que a UFCat consiga atender demandas em todas as regiões de Goiás, tanto na formação de professores da educação básica, quanto na de gestores públicos”.
SISTEMA UAB
Criado em 2006, o Sistema UAB leva a universidade pública a locais distantes e isolados do País pela modalidade educação a distância (EaD). Isso facilita iniciativas que estimulam a parceria governamental — federal, estadual e municipal — com instituições de ensino superior.
O objetivo é contribuir para a Política Nacional de Formação de Professores, com ofertas de vagas prioritariamente voltadas ao preparo de profissionais para trabalhar com a educação básica. Atualmente, são 121 mil alunos matriculados em 967 polos instalados em 850 municípios brasileiros.
Com CCS/CAPES

 

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