UPA já registra caso de coronavírus
O blog teve acesso a informações restritas, sobre os atendimentos de urgência/emergência na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) – 24 horas, que é a principal barreira da Rede Pública de Saúde, para a detecção e tratamento dos casos suspeitos de coronavírus, em Rondonópolis.
Situação atual
Até ontem (03) 120 pessoas haviam sido atendidas e cinco pacientes internados no box de emergência, sob ventilação mecânica, sendo que um deles – um homem de idade, sem comorbidade (quando possui doenças, que predispõem o paciente a desenvolver outras doenças), chegou à unidade com insuficiência respiratória grave e está entubado, com alta probabilidade de estar contaminado.
Em repouso, se encontram mais seis pacientes e um em isolamento, com diagnóstico confirmado de coronavírus (uma enfermeira que trabalha em um PSF da cidade e é da faixa etária de 40 anos), que aguarda a confirmação dos exames laboratoriais.
Unidades de 3º Turno
Pessoas que necessitam de atendimento médico, também em dúvida quanto a apresentarem sintomas da doença, devem procurar as unidades de Saúde de 3º Turno: PSF´s dos bairros Nossa Senhora do Amparo, Cidade de Deus, Vila Olinda, Vila Itamaraty e Vila Rica, para não congestionarem a UPA, que está atendendo, prioritariamente, os casos encaminhados de urgência/emergência.
Reforçamos mais uma vez, que as pessoas fiquem em casa e observem o isolamento social recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde, pois o vírus é altamente letal, sua disseminação é, extremamente, rápida e estamos sob uma ameaça real, com a situação tendendo a piorar.
Caso haja a necessidade extrema de sair às ruas, saiam de máscaras protetoras e ao retornar para casa, observem os cuidados de higienização recomendados.