Vacina contra a Influenza é ampliada para toda a população, a partir de seis meses de idade
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) passou a disponibilizar ontem, em todas as unidades de Saúde do município, vacinas contra o vírus da gripe influenza para toda a população acima de seis meses de idade.
Conforme Paulo Padim Filho, superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, como tem acontecido ao longo dos anos, a secretaria se organiza e monta um esquema bem abrangente de vacinação, que acaba facilitando a vida da população que encontra mais facilmente e com mais comodidade os locais de imunização, mais próximos dos seus domicílios.
Comparativos
Em razão disso, Paulo Padim apresenta as metas de vacinação alcançadas pelo município de Rondonópolis, comparadas ao Estado de Mato Grosso e demais municípios mato-grossenses.
Em um comparativo da saúde do Estado, Mato Grosso tem um público-alvo de 1.289.266 pessoas para se vacinarem contra a influenza. E segundo a saúde do Estado, destes 284.297 já foram imunizados, o que corresponde a um percentual de 26,54% da meta oficial. No entanto, aqui em Rondonópolis os indicadores apontam para uma realidade bem mais positiva e revela mais que o dobro da imunização conseguida em todo o estado. Segundo os indicadores, o público-alvo em Rondonópolis é estimado em: 78.125 pessoas. E desse percentual, 37.345 já foram imunizadas, o que corresponde a 53,84% da meta estabelecida para o município.
Ainda assim, ele recomenda que as pessoas interessadas em se imunizar, devem procurar uma unidade de Saúde mais próxima de sua casa e levar as crianças para se imunizarem nos horários das 7h às 10h30 e das 13h às 16h30.
Cuidados
Com a aproximação do inverno e as mudanças repentinas na temperatura, as crianças e os idosos ficam mais expostos a infecções respiratórias e se não forem devidamente imunizadas, correm o risco de complicações no quadro de saúde. Daí a recomendação para que as pessoas se imunizem e se protejam.