Vacinação contra o H1N1, em Rondonópolis

Vacinação deve começar na semana que vem

A imunização contra o vírus H1N1, causador da gripe Influenza, ainda não tem data definida para ter início em Rondonópolis. Informação, neste sentido, foi repassada ao blog pelo gerente do Departamento de Saúde Coletiva da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Paulo Padim, na manhã de hoje, sábado. “Tão logo tenhamos recebido as doses, daremos início à imunização dos grupos da primeira fase”, adiantou ele.
Primeira etapa
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), chegaram em Mato Grosso, na quinta-feira (8), 142 mil doses desse imunizante, que serão direcionadas, numa primeira etapa, para aplicação em crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas, indígenas e trabalhadores da Saúde, sendo que a estimativa geral para o Estado é a de vacinar 1.218.751 pessoas, nas três fases da campanha.
A distribuição dos imunizantes aos escritórios regionais de Saúde foi iniciada ontem (09), que deverão disponibiliza-las para os municípios, para que então a vacinação tenha início.
Próximas fases
A segunda fase Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza deve começar em maio e terá como público-alvo, os idosos com 60 anos ou mais e professores.
Na última fase, prevista para iniciar em junho, devem ser vacinados pessoas com comorbidades e com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transportes coletivo, rodoviário, de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do Sistema de Privação de Liberdade e população privada de liberdade, e de adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
Paulo Padim lembra ainda, que os vacinados contra o coronavírus (tanto com a primeira dose, como com a segunda) deverão aguardar um intervalo de 20 dias, para serem imunizados contra o H1N1.
Objetivo
Marcada pelo Ministério da Saúde (MS) para ser realizada entre os dias 12 de abril e 09 de julho de 2021, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza busca previnir o surgimento de complicações decorrentes da doença, além de minimizar a carga viral, reduzindo os sintomas que podem ser confundidos com os da covid-19.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f