Vereadores questionam Secretário de Trânsito durante a Ordem do Dia

Reunião serviu para diversos esclarecimentos (Secom/CMR)

Reunião serviu para diversos esclarecimentos
(Secom/CMR)

O secretário Municipal de Trânsito de Rondonópolis, Lindomar Alves, participou a tarde desta terça-feira (21), da Ordem do Dia, realizada pela Câmara de Vereadores. Segundo o próprio secretário, a participação dele se deu em respeito e consideração aos inúmeros questionamentos feitos nos últimos dias pelos parlamentares municipais, principalmente durante as sessões.
Vale dizer que os questionamentos extrapolam os muros da Câmara Municipal de Vereadores, ecoam em meio à Sociedade Civil Organizada, além de ganhar corpo nas rodas de conversas, formadas por pessoas comuns no dia-a-dia.
Dentre os questionamentos e críticas mais constantes estão a falta de sincronismo na rede semafórica da cidade, a falta de sinalização, seja horizontal ou vertical, passando pela dotação de sentido de mão nas vias públicas, chegando a implantação das passagens elevadas.
O secretário justificou parte da deficiência nos trabalhos prestados pela Secretaria Municipal de Trânsito-Setrat, com a falta de mão-de-obra na secretaria. Segundo Lindomar, atualmente apenas cinco trabalhadores compõem o quadro de servidores -concursados-responsáveis pelos trabalhos de sinalização em toda cidade. Essa deficiência deve ser corrigida com a contratação de mais 10 servidores, o que deve, segundo o secretário, acontecer no próximo mês.
Outro questionamento se refere ao fato de que várias vias da cidade estão recebendo o micro revestimento -lama asfáltica- porém, a sinalização das vias não está sendo refeita. Situação, que, segundo Lindomar, deve ser resolvida a partir de um contrato a ser firmado com a Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis- Coder.
Algumas ponderações foram feitas durante a Ordem do Dia pelos parlamentares, como por exemplo, o vereador Dr. Manoel da Silva Neto (SD), que sugeriu uma redução no tempo de espera dos semáforos e a implantação de uma rotatória na Avenida Poguba, na Vila Goulart. Já o vereador Reginaldo dos Santos (SD), sugeriu a implantação de mão única nas vias que contemplem estabelecimentos de ensino. A vereadora Marildes Ferreira (PSB), questionou o critério adotado para a implantação de faixas elevadas, na frente de unidades de saúde.
“Na frente da Unidade de Saúde do Jardim Adriana colocaram uma faixa que impediu a vazão das águas das chuvas, com isso inundou a unidade.Sem falar que o dispositivo impedia a entrada de ambulâncias para o atendimento de pacientes. É bom que haja uma orientação para a implantação dessas faixas para evitarmos problemas, e também evitar que o serviço seja feito várias vezes”, sugeriu Marildes.
A implantação de sentido único na Rua Rio Branco, altura do bairro Monte Líbano, foi a sugestão do vereador Roni Cardoso (PSD).
Frente à essas e todas as outras sugestões – demandas, apresentadas, o Secretário Lindomar assumiu o compromisso de fazer um estudo técnico que viabilize o atendimento. Porém, adiantou que a secretaria tem um planejamento de trabalho em curso e que deve ser seguido.
Em relação à adoção de mão única na Rua Rio Branco, por exemplo, ele disse que esta é uma das metas da Setrat.
Para o presidente da Câmara, vereador Júnior Mendonça (PT), o fato de o secretário ter se antecipado aos problemas e ido à Câmara prestar os esclarecimentos, foi um ato positivo de quem está de fato comprometido em entregar um serviço de qualidade para a comunidade.
Além de prestar os esclarecimentos, a visita do secretário também teve a conotação de pedido de apoio da Câmara de Vereadores. Acontece que deve ser encaminhado à Casa de Leis nos próximos dias, o projeto de lei que versa sobre a contratação dos serviços da Coder- liberação de recursos. O secretário Lindomar conta com a aprovação dos vereadores.
Secom CMR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f