“Vuco-vuco” no Hospital Regional

0

Nesta manhã,mais vereadores se uniram ao "plantão"

Hoje, mais vereadores se uniram ao “plantão”

A tarde de ontem (9) foi “quente” pros lados do Hospital Regional de Rondonópolis, quando os vereadores Reginaldo Santos (SD) e Marildes Ferreira (PSB), acompanhados pelo recém empossado secretário de municipal de Saúde, Vinícius Amoroso, pelos gerentes do Departamento de Saúde Coletiva,  Paulo Padim,  e da Vigilância Ambiental, Wagner Santos, entre outros, “montaram plantão” em um dos corredores da unidade hospitalar.
A “tropa de choque” mostrava indignação, e com toda a razão, pelo fato de que 20 leitos de UTI que estão prontos para atender a pacientes contaminados pela covid-19 não foram entregues ainda, devido ao fato, segundo eles, de que estaria sendo aguardada a presença do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), para serem oficialmente “inaugurados”.
Soma-se a isso, o fato de que Rondonópolis é a segunda cidade do Estado, na lista de municípios com RISCO MUITO ALTO de contaminação pelo coronavírus, com deficiência de vagas em UTI’s, públicas e privadas para essa urgência.
O outro lado
Diante da repercussão negativa do fato, o governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), enviou à Imprensa a seguinte nota de esclarecimento:
“ ESCLARECIMENTO
A empresa que venceu o processo licitatório para administrar os leitos, não atendeu aos requisitos técnicos previstos em edital de licitação.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) esclarece que é mentirosa a informação de que o Hospital Regional de Rondonópolis inauguraria leitos na data de hoje:
– A estrutura para a abertura dos 20 leitos está pronta, contudo, a empresa que venceu o processo licitatório para administrar os leitos não atendeu aos requisitos técnicos previstos em edital de licitação.
– Também é mentirosa a informação de que o Hospital Regional necessita da doação de equipamentos para o funcionamento dos leitos de UTI. Os leitos estão completamente equipados, mas falta a apresentação de equipe por parte da empresa contratada, *conforme as regras do edital*.
– Assim que a empresa cumprir com todas as exigências técnicas, os leitos serão imediatamente colocados em funcionamento para a população.
– É lamentável que, em meio à pandemia, o Governo do Estado tenha que gastar tempo para desmentir fake news.”
“Inauguração”
O blog tem informações extraoficiais de que no mês passado, um hospital particular de Primavera do Leste também teria sido duramente criticado pela população, por ter retardado a entrega de 10 leitos de UTI para esse tipo de atendimento, porque esperavam por Mauro Mendes para inaugurar a nova ala, cujos equipamentos teriam sido adquiridos de forma particular, mas com despesas de manutenção oriundas de verbas federais e estaduais.
É extremamente inaceitável, que diante duma pandemia de proporções gigantescas como estamos a enfrentar no mundo, no país e em Mato Grosso, ainda protelem a entrega de equipamentos para salvar vidas.
Aliás, no nosso entender, obras e ações construídas e desenvolvidas com recursos públicos não deveriam depender de tais “inaugurações”, que se revestem, exclusivamente, de fins políticos e eleitoreiros.
Vale ressaltar aqui, a ausência física ou mesmo de manifestação oficial, por parte dos deputados estaduais de Rondonópolis e da região, que até o momento se mantem omissos e em silêncio, em relação ao episódio do Hospital Regional de Rondonópolis.
Igualmente, os prefeitos da região deveriam vir a público, para repudiar essa demora por parte do Governo do Estado, uma vez que o Hospital Regional de Rondonópolis é referência e até ontem, 42 pacientes de outras cidades ocupavam leitos disponíveis na cidade, conforme o Boletim Informativo da SMS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *