A partir de amanhã (1º) queimadas rurais também ficam proibidas em MT

Proibição vai até 30 de outubro (Reprodução)

Proibição vai até 30 de outubro
(Reprodução)

De amanhã (1º de julho) até dia 30 de outubro, Mato Grosso entra no período proibitivo das queimadas em propriedades rurais, no tocante a limpeza e manejo do solo. Já as queimadas nos perímetros urbanos, são proibidas o ano todo.
O período proibitivo para a zona rural se dá em razão de que de maio e novembro há grande risco de propagação de focos de incêndio em fazendas, que podem atingir áreas de reserva florestal e outras, sendo considerado período de emergência ambiental.
As queimadas trazem sérios problemas a saúde ambiental, pois são extremamente prejudiciais à qualidade do ar, ocasionando o desequilíbrio ambiental com a morte da fauna e flora. Em áreas urbanas, aumentam o calor na cidade e causam poluição do ar pela geração de fumaça e liberação de gases que afetam a saúde da população, agravando problemas respiratórios, principalmente em crianças e idosos. Elas são ainda, frequentemente, grandes causadoras de acidentes nas estradas e vias públicas municipais.
A secretária Estadual de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, reforça a obrigatoriedade de aceiro nas margens das rodovias e nos limites das propriedades e faz o alerta: “Nesta época, é importante a cautela, pois o uso do fogo pode se transformar em um incêndio florestal”.
O Comitê Estadual de Gestão do Fogo articula com várias agências que atuam no combate a incêndios florestais nas etapas preparação, prevenção, resposta e responsabilização, uma vez que a proibição do uso do fogo não se aplica às práticas de prevenção e combate a incêndios, realizadas ou supervisionadas pelas instituições públicas responsáveis pela prevenção.
Denúncias e atendimentos
Os atendimentos a ocorrência de incêndios florestais devem ser acionados pelo número 193 do Corpo de Bombeiros ou pelo 0800 647 7363.
Assessoria SEMA/Visão Regional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f