Agressão ambiental

Peixes mortos descem o rio (WhatsApp)

Peixes mortos são encontrados ao longo do rio 
(WhatsApp)

Em grupo do WhatsApp, circulam fotos da mortandade de peixes de várias espécies nativas, como cachara e pintado, que está se processando no rio Itiquira, próximo à divisa de Mato Grosso com Mato Grosso do Sul.
Segundo informações repassadas por moradores, uma das causadoras pela ocorrência que agride severamente e dizima inúmeros exemplares em plena Piracema – que visa preservar a fase de maior intensidade reprodutiva dos peixes – seria a Usina Hidroelétrica de Itiquira (UHE), que faz com que o nível do rio oscile, para controle do fluxo da água que passa pelas turbinas.
Isso causaria o esmagamento dos peixes, que sobem o rio para desovar no período da Piracema, que vigora de outubro deste ano até o final de janeiro de 2019, em Mato Grosso.
Outro fator que não está descartado, é quanto a uma possível contaminação das águas, por produto ainda desconhecido que somente poderá ser confirmado, através da coleta de amostras pelos órgãos ambientais.
Moradores da região e também proprietários de ranchos às margens do rio Itiquira estão revoltados com a situação, porque procuram preservar as espécies e respeitar o período de desova.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f