Agrotóxico: o vilão da saúde dos brasileiros

Ilustração

Ilustração
Ilustração

Segundo o promotor de Justiça Nilton Kasctin dos Santos, da cidade gaúcha de Catuípe, o Brasil se transformou num verdadeiro “paraíso”, para as multinacionais que fabricam agrotóxicos.
Essas empresas cometem várias irregularidades para vender seus produtos. Mais da metade dos agrotóxicos usados no Brasil hoje, são banidos em países da União Europeia e nos Estados Unidos.
Desde 2008, o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking mundial de consumo de agrotóxicos. Imagine tomar um galão de cinco litros de veneno a cada ano. É o que os brasileiros consomem de agrotóxico anualmente, segundo o Instituto Nacional do Câncer.
Contaminação
Pelos dados de organizações de saúde e também de ligados ao setor, 70% dos alimentos in natura consumidos no país estão contaminados por agrotóxicos. Desses, segundo a Anvisa, 28% contêm substâncias não autorizadas. Um estudo da Embrapa Clima Temperado mostrou recentemente que o Noroeste Gaúcho é a região que mais aplica veneno em lavouras no Brasil.
Rondonópolis
Falando em veneno, muitos leitores têm reclamado da prática utilizada por muitos, na cidade, que fazem uso de bombas de borrifação nos terrenos, ao invés de efetuar capina.
A preguiça colabora para prejudicar ainda mais a saúde dos rondonopolitanos, que nesta época do ano, devido à seca, a fumaça e a poeira, têm a saúde debilitada por sérios problemas respiratórios.
Com MaisFM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.