Aumento de casos faz Fiocruz reforçar recomendação do uso de máscaras em locais fechados
Em razão do aumento recente do número de casos de covid-19 no País nas últimas semanas, o Observatório Covid-19 Fiocruz reforça a recomendação da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (MS) com relação ao uso de máscaras em locais fechados ou com pouca ventilação ou com aglomeração de pessoas, que deverá ser estendida também para voos comerciais.
A recomendação se estende especialmente a pessoas com fatores de risco para complicações da covid-19, como imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com múltiplas comorbidades.
O aumento de casos vem sendo registrado principalmente nas regiões Sudoeste e Centro-Oeste. Em testes de farmácia, de acordo com a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), o índice de positividade, que tinha chegado a quase zero, voltou a subir e na semana passada chegou a 15%.
Também o estudo do Instituto Todos Pela Saúde (ITpS) indica que o número de exames positivos em laboratórios particulares passou de 3% para 17%, representando crescimento de 566% entre meados de outubro e a primeira semana de novembro.
Dose de reforço
A vacinação ainda é a melhor medida de proteção individual e coletiva contra a covid-19. As pessoas devem buscar completar o seu esquema vacinal, incluindo a segunda dose de reforço já recomendada para todos os maiores de 18 anos, que em Rondonópolis começa a ser aplicada na próxima segunda-feira, dia 21.
Quem testar positivo para covid-19, deve aguardar 30 dias a partir do início dos sintomas para receber a dose de reforço, alerta a Fiocruz.