Brasil tem 607 casos confirmados de varíola dos macacos

(Reprodução/Vinícius Schmidt/)

(Reprodução/Vinícius Schmidt/)

O Ministério da Saúde confirmou ontem, sexta-feira, 607 casos de varíola dos macacos no Brasil. Desses, 438 estão no estado de São Paulo, segundo a Pasta.
Outros 13 estados registraram casos da doença. São 86 confirmados no Rio de Janeiro, 33 em Minas Gerais, 12 no Distrito Federal, 10 no Paraná, 8 em Goiás, 5 na Bahia, 2 no Ceará, três no Rio Grande do Sul, dois no Rio Grande do Norte, dois no Espírito Santo, três em Pernambuco, um em Mato Grosso do Sul e um em Santa Catarina.
“A Pasta segue em articulação direta com os estados para monitoramento dos casos e rastreamento dos contatos dos pacientes”, disse o ministério em nota.
Emergência mundial
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), no atual surto, já foram registrados 14 mil casos de varíola dos macacos em 71 países. Neste sábado, em entrevista coletiva, a organização anunciou que o crescimento de casos da infecção configura uma emergência de saúde pública mundial.
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, ressaltou que boa parte dos casos, a nível geral, está sendo registrada em homens que fazem sexo com homens.
Da Redação com Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.