Câmara Municipal protocola medidas emergenciais de segurança nas escolas

Medidas foram levantadas durante a reunião (Secom/CMR)

Medidas foram levantadas durante a reunião
(Secom/CMR)

A Câmara Municipal de Vereadores de Rondonópolis protocolou nesta segunda-feira (17), junto à Prefeitura,  um ofício, em que requer medidas emergenciais de segurança pública a serem adotadas nas escolas do município.
Após uma reunião de urgência que ocorreu na última quinta-feira (13) no plenário da Casa de Leis com a presença de diversas autoridades, ficou acordado que o Poder Legislativo protocolaria um ofício em nome de todos os vereadores para orientar o Poder Executivo em algumas medidas que seriam adotadas de forma imediata.
A reunião foi solicitada pela Comissão de Constituição e Justiça, através de seu presidente Subtenente Guinâncio e pela Comissão de Educação, na pessoa do presidente Reginaldo Santos, que foi prontamente atendida pelo presidente do Poder Legislativo, vereador Júnior Mendonça.
Medidas
A proposta encaminhada elenca sete medidas, sendo elas: Implantação / ampliação da quantidade de câmeras de segurança em todas as unidades escolares; Implantação de serpentinas e cerca elétrica em toda rede municipal; Integração do sistema de monitoramento das câmeras de segurança com o CIOSP através do GASP para acompanhamento em tempo real de qualquer situação adversa; Criação do botão do pânico, através de um aplicativo que servidores das unidades escolares e alunos tenham acesso para que em casos de emergências forças de segurança sejam acionadas imediatamente; Implantação / ampliação de atendimentos psicológicos para crianças e adolescentes dentro das unidades escolares, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Saúde. Palestras orientativas com o fulcro de combater fake news (noticias falsas) e demais temas pertinentes com a presença da Policia Militar e Policia Civil através da Secretaria Municipal de Educação em toda a rede pública municipal o mais breve possível e ampliação / fortalecimento das rondas ostensivas escolares pela Policia Militar e contratação de reforço através do Gasp;
A reunião contou com a presença das seguintes autoridades: Dr. Thiago Dasmasceno – Delegado Regional de Rondonópolis da Policia Civil; Dra. Maria das Graças – Juiza de Direito; Dra. Patria Eleuério Dower – Promotora de Justiça do Ministério Público de MT; Tenente Coronel Lauro Osório da Silva – Comandante do 5º BPM; Capitão Roberto – Corpo de Bombeiros Militar de Rondonópolis; Valdemir Castilho (Biliu) – Gabinete de Apoio à Segurança Pública (GASP); Mara Gleibe – Secretária Municipal de Educação ; Fabiana Perez – Secretária Municipal de Assistência Social; Fernando Antunes Soubhia – Defensor Público do Estado de Mato Grosso; Andréia Cristiane de Oliveira – Diretoria Regional de Educação de Rondonópolis; Camila Ranzani – Representando o Vice-Prefeito Aylon Arruda e vários vereadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f