Dependentes de álcool e tabaco podem solicitar auxílio-doença

(Ilustrativa/iStock)

(Ilustrativa/iStock)

O consumo de bebidas alcoólicas, bem como o do cigarro, podem levar o usuário ao vício. Após o vício e uso exagerado, essas pessoas podem adquirir doenças e, caso cumpram alguns requisitos, podem ser amparadas com um auxílio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Esse é o chamado auxílio-doença, que pode evoluir para uma aposentadoria por invalidez em casos mais graves.
Para solicitar o Auxílio-Doença, a pessoa deve ser contribuinte do INSS há pelo menos 12 meses. Com isso, podem se afastar de suas funções no trabalho por, ao menos, 15 dias. No entanto, para que os dependentes de álcool e fumo solicitem seu afastamento, eles precisam passar pela perícia médica, que confirma as doenças causadas pelo vício.
Como solicitar o auxílio do INSS para quem tem vício em álcool e fumo?
Para solicitar o Auxílio-Doença, é necessário baixar o aplicativo Meu INSS na loja de aplicativos do seu smartphone e seguir o passo-a-passo, abaixo:
Abra o app e vá até “Benefícios”, na aba de serviço;
Selecione a opção “Auxílio-Doença”;
Preencha o formulário com seus dados;
Agende a perícia médica;
Anexe os documentos pedidos;
Conclua a solicitação e salve o comprovante.
Vale lembrar que, caso a pessoa esteja sem condição de permanecer no ambiente de trabalho, a perícia médica do Instituto deve concluir que ela deve se aposentar por invalidez. A solicitação da aposentadoria por invalidez também pode ser feita pelo Meu INSS, e o trabalhador também precisa ter o mínimo de 12 meses de contribuição. Algumas doenças que levam à aposentadoria por invalidez são:
Cegueira;
Acidente vascular encefálico agudo;
Abdome agudo cirúrgico;
Hanseníase;
Tuberculose ativa;
Transtorno mental grave;
Doença de Parkinson;
Cardiopatia grave;
Neoplasia maligna (câncer);
Nefropatia grave;
Hepatopatia grave;
Esclerose múltipla;
Paralisia irreversível e incapacitante;
Espondilite anquilosante;
Estado avançado da doença de Paget (osteíte deformante);
Síndrome da deficiência imunológica adquirida (Aids);
Contaminação por radiação, com base em conclusão da medicina especializada.
Desta lista, algumas doenças podem ser causadas justamente devido ao abuso de álcool e fumo, como a cegueira. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 5 milhões de pessoas morrem no mundo vítimas de doenças relacionadas ao tabagismo. Só no Brasil, ocorrem cerca de 200 mil mortes todos os anos por este motivo.
Fonte: Consulta Pública

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f