Contrariando o desejo popular, Senado vota indicação de Moraes ao STF

"Exemplo" (SF)

Votação deverá ser por pura formalidade
(Foto: Internet)

Mesmo com a elaboração e entrega de abaixo-assinados de várias entidades ligadas à área jurídica, contrários à indicação de Alexandre de Moraes à vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), o plenário do Senado vota hoje a indicação de seu nome, feita por Michel Temer. Para ser aprovado, ele terá de ter o apoio de, pelo menos, 41 dos 81 senadores.
Ontem (21), após mais de 11 horas de sabatina, com perguntas de 40 senadores, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, por 19 votos a favor e 7 contrários, a indicação.
A senadora Gleisi Hoffmann se declarou impedida de votar por ser ré na Operação Lava Jato, que tramita no STF. A intenção, segundo a senadora, era que outros parlamentares investigados também se abstivessem, o que não ocorreu. Como seria de se esperar.
Apoios antecipados
Ao longo das últimas semanas, Moraes se reuniu com uma série de senadores em busca de apoio, entre os quais o presidente da Casa, Eunício Oliveira (PMDB-CE), Aécio Neves (PSDB-MG) e Renan Calheiros (PMDB-AL).
O relator da indicação, Eduardo Braga (PMDB-AM), também recebeu Alexandre de Moraes e, ao emitir o parecer, disse que o ministro licenciado da Justiça tem “formação técnica adequada”, para ocupar uma cadeira na Corte.
Nesse período, Alexandre de Moraes também se envolveu em uma polêmica por ter participado de uma espécie de “sabatina informal”, numa noitada no barco do senador Wilder Morais (PP-GO) – o Love Boat (Barco do Amor). Três dias após o local do encontro ter sido noticiado, Moraes disse que se surpreendeu ao chegar para a reunião.
Alguém duvida da aprovação dele, para o cargo que ficou vago com a morte do ministro Teori Zavascki, que teria sido causada por acidente aéreo no dia 19 do mês passado, cujas causas AINDA estão sendo apuradas?
Com informações Agência Brasil e G1 Brasília
Atualização as 11h25:
O plenário do Senado aprovou agora há pouco, por 55 votos contra 13, a indicação de Alexandre de Moraes, 48 anos, para ocupar vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo Eunicio Oliveira, presidente do Senado, a aprovação será comunicada ainda hoje ao presidente Michel Temer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f