Corpo de Bombeiros detecta apenas um foco de calor no Pantanal mato-grossense

Imagem de satélite da plataforma do Corpo de Bombeiros Crédito - Christiano Antonucci/Secom-MT

(Christiano Antonucci/Secom-MT)

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado detectou apenas um foco de calor no Pantanal de Mato Grosso, nesta terça-feira, na região do Rio Paraguai, próximo ao Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense. Todas as equipes permanecem na região para monitoramento no local, combate de pontos de incêndio ativos e rescaldo.
“Ontem, devido às chuvas que finalmente chegaram na região, registramos focos apenas na Transpantaneira e no rio Paraguai, próximo a Cáceres. Já nesta terça, até às 11h da manhã, há apenas um foco registrado em nosso satélite de referência, próximo ao Parque Nacional do Pantanal, no Rio Paraguai”, explica o comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), tenente-coronel Marco Aires.
“A não-detecção de um foco de calor não significa que o incêndio está completamente extinto, mas que a intensidade das chamas diminuiu significativamente. É por isso que nossas ações não chegaram ao fim. As equipes continuam lá para monitoramento in loco, combate de eventuais pontos de incêndios e rescaldo”, completou.
No total, 120 militares do Corpo de Bombeiros, Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e agentes da Defesa Civil do Estado estão nas oito frentes de combate aos incêndios. Deste total, 90 homens estão no Parque Estadual Encontro das Águas e Transpantaneira.
Além destas frentes, os militares também combatem o fogo na bacia hidrográfica do Rio Sararé, região de Mimoso, comunidade São Pedro de Joselândia, região do rio Paraguai em Cáceres, fronteira com a Bolívia/San Matías, e nas áreas federais Parque Nacional do Pantanal/Reserva do Dorochê e Terra Indígena Portal do Encantado.
As ações contam com o apoio de aviões para o despejo de água para diminuir a intensidade das chamas e aumentar a umidade do ar, helicóptero e 11 barcos para a infiltração de equipes, 13 viaturas e caminhões-pipa.
Os incêndios no Pantanal Mato-grossense são monitorados com satélites de alta tecnologia para orientar as equipes em campo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f