Dengue causa alerta em 51% dos municípios de MT

(Divulgação/Secom VG)

(Divulgação/Secom VG)

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), 51% dos municípios do Estado estão incluídos no alerta sobre a alta incidência de casos de dengue, que a cada hora, registra quatro casos da doença, que é trasmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
Pelos dados da SES, só na primeira quinzena deste mês já foram contabilizados 26.416 casos, numa proporção de 758,1 contaminados, para cada 100 mil pessoas.
A situação se agrava no período chuvoso, que vai até março, com previsão de aumento dos casos para os próximos meses, exigindo atenção redobrada da população, cujo diagnóstico pode ser confundido com sintomas da covid-19.
Municípios
Pelo Boletim Epidemiológico da SES, as cidades com maior incidência de dengue, são Sorriso, com 3.990 registros; Nova Ubiratã, com 11.166,8; Itaúba, com 9.758 casos; e Marcelândia, com 7.191,2 registros para 100 mil/ha.
Desde o início das chuvas, foram confirmados 8 óbitos por dengue em todo o Estado e 3 estão em investigação.
Testagem
A superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, afirma que o cenário é preocupante tendo em vista que a saúde, de forma geral, acabou de sair de um período intenso em que as atenções estavam voltadas para a covid-19 e agora é aguardada uma alta significativa nos casos de dengue.
Em razão de que os sintomas da dengue e da covid-19 podem ser confundidos, a servidora destaca que o teste rápido da covid e o exame de sangue para a dengue, são fundamentais. “Esse diagnóstico precoce, é primordial para o tratamento das duas doenças”, enfatizou.
Da Redação com Dantielle Venturini/A Gazeta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f