Levantamento aponta que 17 milhões de animais morreram em incêndios no Bioma Pantanal

(Reprodução)

(Reprodução)

Levantamento feito por pesquisadores de várias partes do país, constatou que 17 milhões de animais morreram em decorrência das chamas que atingiram o Bioma Pantanal brasileiro, no ano passado.
Conforme os dados coletados, 9.442.264 cobras, 1.559.584 pássaros, 457.704 de macacos e 237.328 de jacarés, em sua maioria morreram calcinados nos incêndios, cujos números ainda podem ser maiores se considerados os impactos decorrentes da ação do fogo, afirma Thiago Semedo, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal (INPP). “Não estão incluídos os animais que morreram por fome ou que foram queimados e morreram longe da área que nós amostramos. Então, isso é só a ponta o iceberg”, friou o pesquisador.
A análise da área afetada durou quase quatro meses, entre 1° de agosto e 17 de novembro de 2020. Foram cerca de cem transectos – faixa de terreno usada para monitorar um fenômeno em estudo – amostrados durante o período.
A destruição atingiu, conforme levantamento feito pelo Instituto Centro de Vida (ICV), cerca de 40% de todo o bioma do Pantanal – o equivalente a 2,15 milhões de hectares.
Participaram ainda da pesquisa, diversas Instituições como a Embrapa Pantanal, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), as universidades federais de Mato Grosso (UFMT), Mato Grosso do Sul (UFMS) e do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Instituto Smithsonian (dos Estados Unidos).
Da Redação com Liz Brunetto/MidiaNews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f