Deputado quer quarentena obrigatória em MT

Lúdio quer medidas urgentes

Lúdio quer medidas urgentes

Diante do crescimento acelerado no número de casos e óbitos, do colapso dos leitos de UTI’s e da circulação de uma variante mais contagiosa do coronavírus em Mato Grosso, o deputado estadual e médico sanitarista Lúdio Cabral (PT) enviou na quinta-feira (21), um ofício ao governador Mauro Mendes (DEM), requerendo que sejam decretadas as medidas de restrição de circulação de pessoas e aglomerações, previstas na classificação de risco muito alto do Decreto Governamental 522/2020, com quarentena em todo o território estadual e fechamento de atividades não essenciais.
“Se não forem adotadas quarentena rigorosa por no mínimo duas semanas, o que está acontecendo hoje no Amazonas pode acontecer em Mato Grosso, em poucas semanas”, alertou o parlamentar petista, destacando que o número de casos novos e de óbitos por Covid-19 em Mato Grosso está em crescimento acelerado, tendo chegado a uma média móvel (de 7 dias) de 1.374 casos novos e 21 óbitos na quarta-feira (20). A taxa de contágio também está em crescimento e alcançou o índice de 1,25, o que significa que cada 100 pessoas transmitem a doença para outras 125.
Colapso
No documento, Lúdio Cabral enfatizou a projeção de que o sistema de saúde de Mato Grosso entrará em colapso no início de fevereiro, citando que o crescimento observado na taxa de ocupação de leitos de UTI adultos nos últimos 14 dias, de 56,1% no dia 06/01/2021 para 73,2% no dia 20/01/2021 (crescimento de 29,2% em 14 dias), o que aponta para ocupação total desses leitos até o dia 07/02/2021.
“Os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica já estão esgotados, tendo sido registrado crescimento de mais de 100% no dia 20 (crescimento de 114,1% em 14 dias), o que significa que já não há mais leitos de UTI disponíveis no SUS para crianças com Covid-19 grave em Mato Grosso”, observou.
Desde março de 2020, o parlamentar petista vem monitorando a evolução da pandemia no Estado e fazendo projeções da tendência da curva epidêmica. Para garantir a adesão da população à quarentena, ele recomendou que o governo estadual promova campanha de divulgação, para orientar a população sobre a necessidade dessas medidas e de restringir a circulação.
Portanto, os riscos são mais do que sabidos e a população deve fazer a parte dela, principalmente porque até ontem (22) Mato Grosso registrava 206.761 casos e 4.930 óbitos, por Covid-19.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f