Desembargadora Maria Helena assume interinamente governo de Mato Grosso

Posse foi ontem à tarde (Alair Ribeiro)

Posse foi ontem à tarde
(Alair Ribeiro)

A presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJMT), desembargadora Maria Helena Póvoas, assumiu interinamente a chefia do Poder Executivo Estadual na tarde desta sexta-feira (29), em solenidade no Palácio Paiaguás. Ela é a segunda mulher a assumir a função e primeira desembargadora.
“É uma glória muito grande para a carreira de qualquer pessoa assumir o papel constitucional na ausência momentânea do governador e do presidente da Assembleia”, destaca a governadora em exercício. “Neste curto período em que aqui estarei farei de tudo para que possamos manter a tranquilidade e harmonia entre os poderes”, declarou.
Maria Helena fez questão de dividir a honra de governar o Estado com as mato-grossenses. “Quero dividir essa honra com as demais mulheres do Estado, que já deram várias provas de sua garra e determinação”, completou.
A magistrada será governadora interina do Estado até a próxima terça-feira (02), em substituição a Otaviano Pivetta, que desde terça-feira (26) exercia o cargo, já que Mauro Mendes viajou a Glasgow (Reino Unido) para participar da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática de 2021 (COP-26). Nesse período, o comando do Poder Judiciário será exercido pela desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, vice-presidente do TJMT.
“Estamos fazendo essa troca de comando porque não gera custo algum para o Estado, são duas folhas de papel uma da transmissão do cargo e outra no meu retorno. Minha intenção foi homenagear a mulher, que está na Presidência do TJMT e em nome dela homenagear as cuiabanas e mato-grossenses”, afirmou o Pivetta.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Max Russi, sucessor natural do vice-governador pela Constituição, integra a comitiva de Mato Grosso que está no Reino Unido.
Participaram da solenidade o desembargador Marcos Machado, o juiz auxiliar da Presidência do TJMT, Paulo Márcio Soares de Carvalho, a Coordenadora de Comunicação do TJMT, Mariane de Oliveira Weissheimer, a secretaria de Estado de Comunicação (Secom), Laice Souza e o procurador-geral da PGE, Francisco de Assis da Silva Lopes.
Currículo resumido
Formada em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso e inscrita na OAB/MT desde 25/05/1983, possui pós-graduação em Direito Processual Civil.
Conselheira da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional de Mato Grosso, no período de 1989 a 1991.
Presidente da OAB/MT por dois mandatos, no biênio 1993/1995 e no triênio 1995/1997.
Desembargadora do Egrégio Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso.
Atuou como Presidente da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso e Presidente da 1ª Turma Câmaras Cíveis Reunidas.
Presidente da Coordenadoria de Supervisão dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais do Estado de Mato Grosso 2011/2012.
Vice-Presidente e corregedora do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso 2013/2015.
Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso 2015/2017.
Vice-Presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso 2019/2020
Presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso para o biênio 2020/2021.
Alcione dos Anjos/Imprensa TJMT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f