General é criticado por aventar intervenção militar

General Mourão aventou a intervenção militar (Divulgação/Pedro Ribas/ANPr)

General Mourão recebeu críticas dos colegas
(Divulgação/Pedro Ribas/ANPr)

A afirmação, por três vezes, do general do Exército, Antonio Hamilton Martins Mourão, da possibilidade de ocorrer intervenção militar no Brasil, durante palestra realizada na noite de sexta-feira (15), na Loja Maçônica Grande Oriente, em Brasília, causou desconforto em oficiais-generais, que ouvidos pela Veja.com, criticaram a afirmação do colega.
“Ou as instituições solucionam o problema político, pela ação do Judiciário, retirando da vida pública esses elementos envolvidos em todos os ilícitos, ou então teremos que impor isso”, disse o general em palestra gravada. Por fim, afirmou que militares fazem juramento de “compromisso com a pátria”, independentemente de serem “aplaudidos ou não”. E encerrou: “O que interessa é termos a consciência tranquila de que fizemos o melhor e que buscamos, de qualquer maneira, atingir esse objetivo. Então, se tiver que haver, haverá.”
O comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, foi enfático e disse que “não há qualquer possibilidade” de intervenção militar. “Desde 1985 não somos responsáveis por turbulência na vida nacional e assim vai prosseguir. Além disso, o emprego nosso será sempre por iniciativa de um dos Poderes”, afirmou Villas Bôas, acrescentando que a Força defende “a manutenção da democracia, a preservação da Constituição, além da proteção das instituições”.
Depois de salientar que “internamente já foi conversado e o problema está superado”, Villas Bôas insistiu que qualquer uso das Forças Armadas, será por iniciativa de um dos Poderes.
Portanto, os insistentes utópicos podem “tirar o cavalinho da chuva” e parar, de uma vez por todas, de ficar alimentando o sonho de vir a ocorrer intervenção militar no País.
Da Redação com Veja.com

1 thought on “General é criticado por aventar intervenção militar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f