Grande quantidade de larvas preocupa

Vasilhas acumulam água parada

Vasilhas acumulam água parada

A grande quantidade de larvas do mosquito Aedes aegypti encontrada pelos agentes de Combate a Endemias (ACEs) nas visitas de rotina às residências de Rondonópolis, acendeu um alerta na Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) da Secretaria Municipal de Saúde. “Ficamos preocupados, porque os agentes encontraram muita água acumulada em vários objetos e muitas larvas do mosquito transmissor da doença. Isso não pode acontecer”, frisou Wagner Santos, coordenador da UVZ, citando que o trabalho das equipes, infelizmente, vem sendo dificultado por encontrarem muitas casas fechadas.
Ele observou que a dengue também pode levar a óbito e pediu ajuda da população para que redobre os cuidados, eliminando depósitos com água parada. “São cuidados diários, com seu quintal. Elimine tudo que possa acumular água e tenha atenção recobrada com os vasos de plantas, que devem ser lavados com escova, água e sabão constantemente, por exemplo”, comentou, acrescentando que seja colocada areia no fundo dos pratos dos vasos, que ajuda a manter a umidade e evita o acúmulo de água.
Aliás, já era para a maioria dos rondonopolitanos saber de cor e salteado esses cuidados, em razão dos constantes avisos e recomendações que são repassadas pelos ACEs.
Mas a porquice e a preguiça de alguns moradores parecem prevalecer em muitos quintais da cidade, que apresentam acúmulo de entulho de diversas origens e de folhas secas amontoadas também, oferecendo riscos aos que observam os cuidados e a todos, de um modo geral.
E isso, que ainda não estamos no período das chuvas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f