Aulas da RME retornam dia 9

(Wheverton Barros – Gcom)

(Wheverton Barros – Gcom)

Com a aprovação do Plano de Retorno das Aulas Presenciais em Sistema Híbrido, pelo Comitê de Gestão de Crise do coronavírus do Município, a volta às aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino (RME) foi definida em decreto, que pode ser alterado a qualquer momento conforme análise da situação da pandemia.
Com isso, o retorno das aulas presenciais em sistema híbrido será na próxima segunda-feira (9), com a observância de regras, de medidas de biossegurança contra a contaminação pela Covid-19, para o funcionamento das escolas e creches.
Funcionamento
O retorno se dará de forma gradual, com revezamento semanal entre os alunos, com as turmas atendidas presencialmente divididas em grupos A e B, considerando 50% dos estudantes em cada grupo.
Ainda haverá rodízio entre os grupos, de modo que o A frequente regularmente a escola durante uma semana, e na semana seguinte as crianças tenham atividades para desenvolverem em casa, enquanto que, nesse momento o grupo B estará na escola de forma presencial, após ter realizado as atividades em casa, e assim sucessivamente.
O sistema híbrido será aplicado, conforme a Semed, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e também no Ensino para Jovens e Adultos (EJA), com a organização sendo realizada, previamente, pela equipe gestora e professores de cada unidade escolar, que serão responsáveis juntamente com a Secretaria, por repassar essas informações às famílias dos alunos.
Com o intuito de minimizar os impactos educacionais causados pela pandemia, a unidade escolar irá ofertar o apoio pedagógico aos estudantes em consonância com a carga horária do professor, respeitando os horários entre às 11h e 12h e das 17h às 18h.
Cuidados
Pelo plano também, as escolas e creches municipais devem garantir o uso de máscaras, a higienização adequada dos espaços, a manutenção do distanciamento entre os alunos nas salas de aula, nas áreas comuns e em berçários. Foram ainda estabelecidas regras a serem seguidas no transporte escolar e quanto a utilização de brinquedos e uso de bibliotecas.
As turmas também deverão ter intervalos em horários escalonados e a saída e chegada dos alunos às escolas deverá ser feita por meio de revezamento, com horários pré-definidos para evitar aglomerações.
Para evitar a contaminação pela Covid-19 nas escolas, as famílias devem estar atentas ao aparecimento de sintomas nos alunos como tosse, espirro, falta de ar, dor de garganta, fadiga, distúrbios digestivos e sensação de febre e mantê-los em casa, caso apresentem alterações que podem indicar a contaminação pela doença.
Profissionais da Educação também devem ser afastados, em caso de surgimento de sintomas característicos.
A Semed, por exigência do Plano de Retorno às Aulas Presenciais, também irá promover capacitação dos profissionais da Educação, em relação às medidas de biossegurança que devem ser adotadas nas escolas. As capacitações serão realizadas por trabalhadores da área da saúde.
Quem não deve retornar 
O Plano de Retorno determina que não é recomendada a volta às atividades presenciais para estudantes e servidores da Educação que fazem parte do grupo de risco, sem antes passar por profissionais que atestem o retorno.
Entre os casos de risco apontados pela Educação, estão as cardiopatias, as doenças pulmonares crônicas, diabetes, obesidade mórbida, doenças imunossupressoras ou oncológicas, pessoas com mais de 60 anos, gestantes e lactantes.
Para esses grupos, devem ser adotadas estratégias de realização de atividades não presenciais.

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