Horário de verão termina à meia-noite do sábado para o domingo

Relógios deverão ser atrasados em uma hora

Relógios deverão ser atrasados em uma hora

À meia-noite entre sábado e domingo do próximo final de semana, acaba o horário de verão para moradores dos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal), que devem atrasar seus relógios em uma hora.
O horário diferenciado teve início no dia 15 de outubro do ano passado e é adotado com o objetivo de economizar energia no país, buscando maior aproveitamento do período de luz solar.
A medida foi adotada pela primeira vez em 1931 e depois em outros anos, sem regularidade. Em 2008, ganhou caráter permanente e passou a vigorar do terceiro domingo de outubro, até o terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte.
Este ano, o horário de verão terá início no dia 4 de novembro, um fim de semana após o segundo turno das eleições, marcado para 28 de outubro, atendendo a um pedido do ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, para evitar atrasos na apuração dos votos e na divulgação dos resultados do pleito.
Mendes citou como um dos exemplos, a apuração das urnas no Acre, que devido ao horário vigente naquele estado (3 horas a menos, em relação ao horário oficial de Brasília), acontece três horas depois de a contagem de votos já ter sido iniciada nas regiões Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste.
Da Redação com G1 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f