Missão empresarial conheceu projetos inovadores para implantação no município

O secretário de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Florianópolis, Juliano Richter Pires, recebeu a comitiva

O secretário de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Florianópolis, Juliano Richter Pires, recebeu a comitiva

A comitiva de Rondonópolis que esteve nos últimos dias em viagem por cidades de Santa Catarina, retornou cheia de entusiasmo, novas ideias de projetos e oportunidades para o município.
Os integrantes conheceram modelos de negócios e visitaram cooperativas e empresas nas cidades de Chapecó, Palhoça, Joinville e Florianópolis, a convite do grupo Pereira que está trazendo novos empreendimentos para a cidade.
O vice-prefeito Aylon Arruda que liderou a comitiva rondonopolitana disse ter sido uma experiência fantástica, os dias em que estiveram em Santa Catarina. “Muitas ideias e contatos foram feitos. Acredito que podemos trazer exemplos positivos e inovadores para Rondonópolis. Essa será a primeira de outras missões, que pretendemos fazer daqui para a frente”, comenta entusiasmado o agroempresário.
A organização das cooperativas, onde 72 mil famílias vivem do valor agregado dos produtos de agricultura familiar, foi o que mais chamou a atenção do presidente da Câmara Municipal, vereador Roni Magnani, que também fez parte da comitiva. “Não conhecia a força das cooperativas, de lá. Com satisfação eles nos mostraram o modelo de como funciona a cooperativa, a forma de gerar renda com pequenas propriedades rurais. Fiquei muito entusiasmado e, certamente, novas parcerias vão surgir”, declarou.
Os integrantes da comitiva conheceram indústrias de processamento de proteínas, setor que pode render muitos negócios com empresas de Rondonópolis por conta da oferta desse produto. Além disso, a tecnologia também teve destaque com a visita a parques tecnológicos, como a Smart Cidade, em Palhoça, onde as pessoas moram, estudam e trabalham, tudo bem próximo.
No local conhecido como a Ilha do Silício, em Florianópolis, a comitiva conheceu projetos de incubadoras de empresas, startups, onde tecnologias são criadas, desenvolvidas e vendidas para o mundo todo. Assim como o maior parque empresarial multissetorial da América do Sul, o Perini Business Park, um grande centro industrial e comercial em Joinville, onde 20% do PIB da cidade vem desse centro. Um grande condomínio industrial, que gera emprego e renda para toda a cidade.
O que chamou a atenção da secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Rondonópolis, Neiva De Col, foi o Instituto de Apoio a Inovação, Incubação e Tecnologia (Inaitec) Pedra Branca, com 12 anos de fundação. “Percebemos o quanto a região toda foi impactada. Esse tipo de iniciativa faz muita diferença, incentiva, eleva a qualidade de vida das pessoas que estão ligadas às empresas, especialmente os trabalhadores delas. A visita toda foi enriquecedora para todos que integraram a comitiva”, concluiu.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f