Movimento Comunitário de MT perde João Lira
Um dos mais aguerridos militantes do Movimento Comunitário de Mato Grosso, João Olímpio Valadares Lira, popularmente conhecido como João Lira, que juntamente com outros nomes que já nos deixaram como Calé Marien e Carmem de Sá (de Rondonópolis) ajudaram a solidificar esse segmento no Estado, faleceu ontem à noite, na Capital, Cuiabá.
O ícone comunitário morreu aos 73 anos, vítima de uma infecção generalizada. Ele estava internado, há alguns meses, no Hospital Jardim Cuiabá, para tratamento de um câncer no pulmão.
Na semana passada, Lira foi internado com quadro de infecção generalizada e não resistiu, morrendo na noite desta terça-feira.
Nascido em Alto Paraguai, João Lira sempre esteve à frente de diversos movimentos sociais, estudantis, de políticas públicas, habitacionais, entre outros.
Graduado em Direito, habilitou-se como corretor de imóveis, foi servidor público municipal e estadual e, sobretudo, militante e dirigente do movimento comunitário.
Escreveu em muitos veículos de comunicação. Contudo, seu trabalho mais importante foi escrever a coluna intitulada ‘Reflexões Populares’ para um jornal de sua região, além da obra ‘Associação de Moradores Instrumento de conquistas e garantias de direitos sociais’.
João Lira deixa esposa e quatros filhos.
Da Redação com HiperNotícias