MT passa a contar com mais um município

MT passa a ter 142 municípios (Reprodução)

Criação foi aprovada na sexta-feira, dia 06
(Reprodução)

Por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), na sexta-feira (6), Mato Grosso passou a ter 142 municípios, com a criação de Boa Esperança do Norte, no médio Norte do Estado, cujos limites vão ser compostos por 80% de área (360 mil hectares) que pertenciam a Nova Ubiratã e mais 20% pertencentes a Sorriso, do qual era distrito, até então.
Votaram contra a proposta do MDB, os ministros Luis Roberto Barroso, Cármen Lúcia e Edson Fachin. Já a favor, votaram os ministros Gilmar Mendes – que destacou que os requisitos constitucionais para a Lei estadual que criou Boa Esperança do Norte, foram cumpridos -, Rosa Weber, Dias Toffoli, Cristiano Zanin, Alexandre de Moraes, Luiz Fux, André Mendonça e Nunes Marques.
O novo município mato-grossense havia sido criado pela Lei Estadual Lei nº 7.264, de 29 de março de 2000, mas não instalado, em razão de que naquele mesmo ano, por unanimidade, o Tribunal Regional Eleitoral acolheu decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso que em mandado de segurança, declarou inconstitucional a lei de criação do município.
Antes de Boa Esperança do Norte, haviam sido criados os municípios de Itanhangá e Ipiranga do Norte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f