Mudança no traçado da Ferrovia Estadual será discutida em Audiência Pública

(Arquivo/Agência Câmara)

(Arquivo/Agência Câmara)

Sob proposição do vereador Adonias Fernandes (MDB), a Câmara Municipal de Rondonópolis realiza hoje (14), a partir das 19h uma audiência pública para debater os impactos dos trilhos da ferrovia passando por bairros da cidade.
De acordo com o projeto de expansão da ferrovia, partindo de Rondonópolis ao Norte do Estado, o traçado requerido pela Rumo junto à Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), vai cortar alguns bairros compreendidos pela região Salmen dentre eles, Maria Amélia, Ana Carla, Vila Olinda e Rosa Bororo, além de áreas de preservação ambiental.
A mudança no traçado se dá frente a uma redução em 17 km em relação ao projeto original, já apresentado pela Rumo e aprovado pela secretaria de estado.
A proposta da Câmara de vereadores é abrir o debate com a sociedade civil organizada e formalizar a rejeição ao projeto.
“Se for preciso nós, Câmara de vereadores, estamos dispostos a criar uma lei que impeça a linha férrea de passar por dentro dos nossos bairros”, adiantou Júnior Mendonça (PT), presidente da Câmara.
“Não podemos permitir que isso aconteça prejudicando a nossa população e comprometendo o desenvolvimento de nossos bairros. Além disso, estamos falando de área de preservação, não podemos acreditar que a Secretaria Estadual de Meio Ambiente vá pactuar com essa atitude”, Adonias Fernandes.
Ainda segundo Adonias, os moradores e comerciantes estabelecidos nos bairros a serem afetados pela passagem dos trilhos já estão se mobilizando, inclusive com abaixo assinado , na tentativa de fortalecer o movimento contra a expansão dos trilhos.
Secom/CMR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f