Nota de Esclarecimento

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Rondonópolis vem a público esclarecer que, após tomar conhecimento por meio de matérias divulgadas pela imprensa local de que o morador de rua E.R.O. de 42 anos – que morreu na manhã de terça-feira (18), na Avenida Marechal Dutra, no centro – teria procurado auxílio médico em um Posto de Saúde e não teria sido atendido, conforme relato de uma suposta testemunha, iniciou imediatamente o levantamento das informações acerca do caso.
Como a localização do Posto de Saúde não foi citada pela suposta testemunha, foi feita uma busca por dados sobre os atendimentos realizados na manhã de terça-feira, em unidades próximas ao local do ocorrido.
Conforme as informações obtidas no Posto de Saúde da Família (PSF) Bom Pastor, unidade mais próxima de onde o morador de rua morreu, foi verificado que dois homens que vivem nas ruas da região foram até a unidade na manhã de terça, e apenas um deles, que já faz acompanhamento médico no local, foi atendido após solicitação. O acompanhante não se identificou e também não pediu atendimento médico.
A SMS esclarece ainda, que um homem ligou para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) às 10h20 daquele dia, solicitando uma ambulância na Avenida Marechal Dutra, no centro, alegando que um homem estava tendo uma crise convulsiva, tendo a equipe de socorro se dirigido imediatamente ao local da ocorrência, chegando ao mesmo em seis minutos.
De acordo com o relatório de ocorrência do SAMU, a equipe encontrou o homem com parada cardiorrespiratória, tendo sido iniciados os procedimentos de primeiros-socorros e solicitado o encaminhamento de uma unidade avançada, que chegou ao local 10 minutos depois. O homem, no entanto, acabou morrendo na calçada.
A Secretaria de Saúde lamenta o ocorrido e ressalta que prima por atendimento de qualidade, em todas as unidades de Saúde. Informa ainda que reclamações, sugestões ou recomendações podem ser feitas por meio da Ouvidoria do SUS do município, no telefone 0800-646-5100 ou pelo whatsapp (66) 98413-1385.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f