Onde há fumaça, há fogo

Inscrições começaram hoje e vão até o dia

Conforme rumores que circulam pelos corredores da Câmara Municipal de Rondonópolis (CMR), diante do impedimento pela Justiça, dos vereadores nomearem assessores para seu gabinetes, estaria sendo analisada a possibilidade de ser repassada uma verba específica para este fim.
Cada um dos 21 vereadores tinha o direito de dispor de 8 auxiliares de sua confiança, sendo um chefe de gabinete e sete assessores parlamentares, o que totalizava 168 cargos até o final da legislatura passada, em dezembro último.
Após o impedimento legal a pedido do Ministério Público Estadual (MPE) – de cuja decisão o Poder Legislativo rondonopolitano recorreu e perdeu em primeira e em segunda instâncias – os cargos só poderão ser preenchidos, mediante a realização de concurso público, para este fim.
A disponibilização desta verba será mais um peso para os contribuintes, uma vez que também sairá dos cofres públicos municipais, o que poderá acabar gerando novo movimento de insatisfação junto aos setores organizados da sociedade local, como aconteceu sobre o pagamento da verba indenizatória.
O argumento a ser utilizado pela Mesa Diretora para emplacar mais este gasto com dinheiro público, segundo os rumores, será o de que esse tipo de expediente já vem sendo usado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), que disponibiliza cerca de R$ 50 mil mensais a cada um dos 24 deputados para a contratação de assessores, afora o salário e a verba indenizatória que os parlamentares estaduais recebem.
Em tempo: Lembramos que essa questão dos cargos comissionados do Legislativo vem se arrastando há vários anos, sem que providências fossem tomadas, em tempo hábil, para solucioná-la.
Quem acaba sendo prejudicado neste fuzuê todo são os vereadores, que ñão têm assessor algum, para dar conta das atividades de seus gabinetes.
O blog tentou manter contato por telefone com o presidente do Poder Legislativo, vereador Roni Magnani (SD), para obter maiores informações a respeito, mas não obteve êxito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

f